Rio Grande do Norte
Tendência

Cemitérios de Natal e região Metropolitana divulgam programação para o Dia de Finados

O Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, tem origem na tradição católica medieval que dedicava um dia para honrar e lembrar as almas dos mortos.

Para o próximo Dia de Finados, em 2 de novembro, os cemitérios públicos e privados de Natal e Região Metropolitana prepararam uma programação religiosa especial e esperam receber um grande número de visitantes.

Locais contarão com uma programação religiosa intensa, com missas, cultos evangélicos e encontros espíritas ao longo do dia. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) organizou uma série de reformas e limpeza nos oito cemitérios públicos da cidade, garantindo que os espaços estejam prontos para atender ao fluxo de pessoas que virão prestar homenagens a entes falecidos.

Estimativas indicam que os cemitérios de Ponta Negra, Nova Descoberta, Alecrim, Bom Pastor I e II, Igapó, Redinha e Pajuçara receberão juntos cerca de 100 mil visitantes. O Cemitério do Alecrim, um dos maiores da cidade, deve ser o mais movimentado, com aproximadamente 50 mil pessoas. Nos demais, como Bom Pastor I e II e Nova Descoberta, o fluxo também será alto, com uma agenda de missas e cultos para atender às necessidades dos diferentes credos.

Preparação e atendimento ao público

Para atender à grande demanda esperada, a Semsur realizou ações de limpeza, pintura e poda em todos os cemitérios, buscando garantir a segurança e a organização dos espaços. As equipes de manutenção foram ampliadas nas semanas que antecedem o feriado, com mutirões de limpeza e melhorias gerais.

No Dia de Finados, o horário de funcionamento dos cemitérios será das 7h às 17h, exclusivamente para sepultamentos e visitas. O atendimento ao público, porém, estará restrito a sepultamentos, com consultas sobre túmulos e registros de falecidos suspensas e retomadas apenas a partir de 3 de novembro.

Hilda Maria, coordenadora do setor de cemitérios da Semsur, explicou a medida: “Como é muita gente que vai em busca de informações, não temos condições de atender a todos nesse dia. A partir do dia 3, qualquer dúvida quanto à localização de túmulos ou registro no cemitério poderá ser esclarecida normalmente.”

Para garantir um ambiente seguro e respeitoso, a Semsur orienta que os visitantes sigam recomendações de segurança e higiene, evitando aglomerações nos horários de pico e respeitando as sinalizações e orientações dos funcionários.

Programação completa do Dia de Finados nos Cemitérios Públicos

  • Alecrim: Missas às 8h e 16h | Atividade espírita às 10h | Culto Adventista às 14h
  • Bom Pastor I e II: Missas às 10h e 16h | Cultos evangélicos nos intervalos
  • Nova Descoberta: Missas às 9h e 16h | Atividade espírita às 8h
  • Igapó: Missas ao longo do dia | Atividade espírita às 15h
  • Redinha: Missas às 7h30 e 16h
  • Ponta Negra: Missas às 8h, 10h, 15h e 16h
  • Pajuçara: Missas às 8h e 16h

Obs: Todos os cemitérios terão cultos evangélicos nos intervalos das missas e sessões espíritas.

Programação nos Cemitérios Privados

Nos cemitérios privados, atividades variadas foram programadas para o Dia de Finados:

  • Morada da Paz Emaús (Parnamirim) : 7h30 – Missa | 10h30 – Palestra espírita | 14h – Culto | 16h – Missa de encerramento
  • Morada da Paz Mipibu (São José de Mipibu): 9h30 – Missa
  • Morada da Paz Essencial Zona Norte (São Gonçalo do Amarante): Aberto à visitação normalmente
  • Sempre Cemitério Natal: 08h – Missa (Monsenhor Lucas Batista) | 10h – Missa (Monsenhor Valquimar) | 15h – Missa (Padre Flávio Bezerra) | 16h às 17h – Roda de Conversa sobre Perdas e Luto – Psicóloga Anna Cláudia Abdon | 18h – Missa (Padre Dalmário Barbalho)

Além das atividades presenciais, o Morada da Paz oferece homenagens virtuais na plataforma Morada da Memória, com opções para envio de mensagens, flores e velas virtuais para aqueles que não puderem estar presentes.

Curiosidade sobre o Dia de Finados

O Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, tem origem na tradição católica medieval que dedicava um dia para honrar e lembrar as almas dos mortos. A prática, que começou na Europa, foi adotada em várias culturas e é respeitada mundialmente como um momento de homenagens e lembranças aos falecidos.

Cemiterios de Natal e regiao Metropolitana divulgam programacao para o Dia de Finados
Missas e Atividades Espíritas Marcam Dia de Finados nos Cemitérios de Natal

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.