Está em dúvidas de como resgatar o seguro prestamista da caixa? O seguro prestamista é uma maneira muito útil de garantir o pagamento de contas específicas, principalmente as de um investimento em algum imóvel. Há também nesse tipo de benefício um tipo de resgate que pode ser feito.
Mas, como se faz isso? É direto pela Caixa Econômica Federal ou por vias judiciais? Para responder a estas e outras tantas dúvidas a surgir sobre o assunto é que preparamos esse artigo. Contaremos aqui tudo o que precisa saber sobre seguro prestamista. Mas também como realizar esse resgate seu por direito.
Artigos completares;
O que é o benefício seguro prestamista?
O seguro prestamista é um tipo de garantia criada para favorecer as pessoas que porventura se encontrem em situações de dificuldade financeira. Em outras palavras, trata-se de um seguro para não permitir grandes pendências financeiras, como pode ser o caso de um imóvel.
Esse é um seguro utilizado na maioria das vezes para os investimentos em imóveis. Ou seja, principalmente para investimentos em imóveis que, em geral, são feitos por meio de contratos a longo prazo.
Imagine que no meio do caminho do pagamento dessas parcelas, por alguma razão específica você entre numa crise financeira severa. E isso te impede de honrar as parcelas como tinha se programado para tal.
Bom, basicamente você poderá solicitar o seguro prestamista para resolver esse tipo de problema. Em um caso de caráter emergencial como este, então pode a pessoa solicitar o auxílio.
Tipos de seguro prestamista
De modo geral, o seguro prestamista em suas várias modalidades alcançam basicamente os seguintes casos:
- Empréstimos consignados.
- Financiamentos de vários tipos, como no caso que aqui citamos de imóveis, mas também de veículos ou mesmo eletrodomésticos.
- Cheque especial em bancos.
- Consórcios de varias naturezas, para veículos, imóveis, ou mesmo os de caráter apenas financeiro.
- Cartão de crédito bancário.
Em algumas condições específicas o seguro prestamista também possui uma cobertura também específica. Falamos aqui no caso particular de empresas que atuam no ramo da saúde. Então, para essa modalidade temos os seguintes tipos de seguro:
- Por invalidez: seja ela de caráter permanente, total ou parcial.
- Por ocasião de morte.
- Falta de renda devido ao desemprego: quando a pessoa é desligada de suas funções e pode comprovar sua falta de renda familiar mínima para honrar sua dívida.
- Incapacidade física, que seja temporária ou não, por doença ou acidente.
Qual o valor do seguro prestamista?
O valor do seguro dependerá de alguns fatores específicos. Ou seja, tudo dependerá de uma avaliação do caso de cada cliente.
Mas, de modo geral, o que conta é a idade da pessoa contratante. A sua vida financeira também é importante, pois deverá mostrar que possui uma renda fixa capaz de contratar o seguro prestamista.
Por último, o valor também dependerá principalmente do tipo de financiamento para o qual está solicitando o seguro. Em outras palavras, significa que depende muito também da natureza do investimento que fez. Se for, por exemplo, um financiamento de imóvel, o valor claramente será maior do que no caso de um veículo.
Então, o mais sensato a se fazer para ter um valor correto e preciso é apresentar o seu caso a uma seguradora. Por meio desse contato você terá a noção exata dos pormenores, fazendo um orçamento sem compromisso contratual.
Quem tem direito a resgatar o seguro prestamista da caixa?
A indicação do seguro prestamista, ou o direito a ele mais propriamente dito é para aquelas pessoas que não possuem uma estabilidade financeira. Portanto, para aquelas pessoas que não possuem um emprego que lhes dão uma renda fixa, ou mesmo que não possuem uma renda de outra natureza.
Os trabalhadores de empresas privadas entram nisso como uma exceção. Pois, podem efetivar a contratação de crédito ou mesmo cartão de crédito consignado, e possuem o desconto direto na folha de pagamento.
Seguro prestamista Caixa. Como funciona?
No caso particular do seguro prestamista feito pela Caixa Econômica Federal, ele poderá acionado em dois casos principais. O primeiro deles é no caso de morte. E no segundo, em caso de invalidez por algum tipo de invalidez, que seja devido a um acidente.
No caso de morte, evidentemente que tais valores serão destinados aos beneficiários. Ou seja, quando for necessária a solicitação desse seguro por causa da morte do contratante, então deverá a pessoa comprovar que é um beneficiário. Isso se faz por meio de alguns documentos específicos que comprovem, por exemplo, o parentesco ou mesmo a dependência que tinha da pessoa falecida.
Como resgatar o seguro prestamista Caixa?
O resgate do seguro prestamista é realizado mediante a abertura de um processo de indenização. Esse mesmo processo é realizado seguindo alguns passos específicos.
A primeira coisa que precisa fazer é entrar em contato com a central de atendimento da Caixa Seguradora. Isso poderá ser feito por meio por meio do número 0800 722 2492.
Depois disso, o passo seguinte é fornecer os dados. Ou seja, serão solicitadas algumas informações específicas do cliente para a abertura do processo por meio do preenchimento do comunicado de sinistro. Por isso, esteja munido de seus documentos pessoais e do seguro contratado.
Como solicitar a devolução do seguro prestamista?
Os motivos que levam à devolução do seguro prestamista não são muitos. E o principal deles é devido de um tipo de falta de esclarecimento ou ação de má fé na hora da contratação o seguro.
Em outras palavras, pode ser o caso de uma pessoa no desejo de fazer a contratação do seguro seja alvo de desinformação. Ou mesmo na hora do atendimento o que atende, por exemplo, pode não estar muito apto para oferecer o devido esclarecimento sobre o contrato.
Nesse caso, quando o cliente percebe que fora induzido, por má fé ou por falta de informação, a concordar com algo que não entendeu muito bem. Pode essa pessoa solicitar a restituição desse valor.
Isso pode ser feito diretamente com a seguradora, por meio de um amigável acordo. Porém, se isso não for suficiente, o mais recomendado é que a pessoa recorra a uma ajuda jurídica para garantir o seu direito a esses valores.