Tem dúvidas de como cancelar o seguro prestamista da caixa? O seguro prestamista é uma grande oportunidade para que não se fique devendo por algum motivo. Ele é a garantia tanto para o segurado, que contratou o crédito, como também para a seguradora. Ou seja, vantagem de todos os lados.
Mas poucas pessoas sabendo que se trata o seguro prestamista. Ou mesmo, como funciona, de que maneira acionar e o que fazer para cancelar, caso seja necessário. Então, para que você não tenha mais dúvidas sobre estas e outras questões, preparamos aqui neste artigo tudo o que precisa saber.
O que é o seguro prestamista?
Seguro prestamista é uma espécie de benefício que pode ser acionado para quitação de uma dívida. Em outras palavras, é por meio dele que não se fica inadimplente com as próprias contas. Ele garante que as parcelas de um financiamento, por exemplo, continuem sendo pagas sem prejuízo para o credor e muito menos para o cliente.
Vale a pena dizer que se trata de um benefício contratado. Ou seja, não acontece como no caso de outros seguros, onde o trabalhador tem direito imediato a partir do seu contrato de trabalho. Trata-se de um tipo de seguro de vida destinado a garantir o pagamento, sobretudo, de financiamentos que a pessoa tenha feito.
Passo a passo para cancelar o seguro prestamista Caixa!
Qualquer tipo de contratação realizada mediante assinatura documental somente pode ser cancelada mediante algumas situações específicas. E no caso do seguro prestamista Caixa não é muito diferente.
Acontece, que pode ser o caso, por exemplo, de a pessoa no ato da contratação não ter entendido muito bem aquilo que estava concordando. Talvez porque os pontos não tenham ficado suficientemente claros. E pode ser também imputado ao próprio credor uma atitude de má-fé.
Nesse caso, então, pode o contratante solicitar o cancelamento, mediante pedido formal. E por isso precisará esclarecer da melhor forma possível os motivos que te levaram a fazer essa quebra de contrato. Quando isso acontece e a pessoa deseja poderá solicitar à própria seguradora a devolução dos valores por ela já arrecadados.
O que saber antes de contratar?
Há uma série de especificações que você precisa estar atento antes de concordar e assinar os termos do contrato. O principal ponto é o tipo de cobertura com esse seguro específico que te está sendo oferecido.
A maneira mais eficiente para se entender sobre a cobertura do seguro prestamista é criando situações. Além de esclarecer suas dúvidas pontuais, faça o teste de criar algumas situações específicas para saber se o mesmo seguro cobre, caso ela aconteça.
Para que serve o seguro prestamista?
Como acontece na vida de vários de nós, algumas dívidas podem nos perseguir e nos dar a maior dor de cabeça. Isso pode aumentar ainda se essa pendência vier por causa de algum financiamento de imóvel ou de outras coisas do tipo. Isso porque o valor desses contratos geralmente é alto.
Quando alguém fecha um negócio como esse, é claro que não terá como ter a noção de alguns imprevistos no meio do caminho. O mais comum se trata da perda do emprego. Consequentemente, sem uma renda fixa, a pessoa não consegue mais honrar o seu contrato.
Nessa hora de aperto e imprevisto financeiro, o seguro prestamista não deixa que a sua falta de dinheiro te impeça de honrar as parcelas que contratou.
Seguro prestamista é obrigatório?
Bom, para início de conversa e já respondendo a essa dúvida, a contratação do seguro prestamista não é obrigatória. Em outras palavras, apenas quem deseja essa espécie de ajuda ou plano B pode efetuar essa contratação.
No entanto, pense sempre nesse seguro como a segurança contra imprevistos futuros. Inúmeras coisas podem fazer as nossas vidas tomarem outro rumo. E nessas idas e vindas a sua saúde financeira pode não estar das melhores.
Por isso, contra qualquer dor de cabeça que possa tirar sua paz, a nossa recomendação é que não deixe de contratar esse benefício.
Quando acionar o seguro?
Na maior parte das vezes, pela natureza desse seguro, as situações mais comuns em que ele é solicitado estão relacionadas a algum tipo de crédito. Algumas delas são:
- Financiamento para construção de imóveis.
- Consórcios de vários tipos.
- Cheque especial.
- Cartão de crédito.
- Financiamentos de bens, como, por exemplo, carros, motos, entre outros.
- Empréstimo consignado.
- Tipos de crédito para o trabalhador rural.
- Entre outras.
Como solicitar?
A primeira coisa é que o seguro prestamista não é contratado automaticamente. Mas sim que deve ser contratado num contato direto com uma seguradora. De modo geral, deve a pessoa física ou jurídica estabelecer o contato, bem como os pontos de seu contrato, direto com essa agência seguradora.
Os documentos necessários são especificados por cada uma delas. Contudo, de modo geral, são documentos contendo as informações básicas da sua dívida de crédito. Além deles, é claro, também os documentos pessoais da pessoa contratante do seguro ou da responsável pela pessoa jurídica interessada na contratação.
Como funciona o seguro prestamista Caixa?
O seguro prestamista caixa funciona da seguinte maneira. À semelhança de outras seguradoras, você faz a contratação do seguro e tem a cobertura e a possibilidade de oportunamente solicitá-lo. Mas, vale lembrar que a Caixa segue as coberturas gerias. Ou seja, em caso de morte ou invalidez decorrida de algum tipo de acidente.
Quando for o caso de o valor do seguro exceder o valor da dívida, não há problema. Aquilo que sobrar desse pagamento é destinado ao segurado e beneficiários. Então, não precisa se preocupar quanto a isso.
E se eu não consegui cancelar o seguro prestamista da caixa?
Contudo, pode ser o caso também de a seguradora não julgar que fora uma atitude de má-fé e que quem está agindo assim é o próprio cliente querendo cancelar. Nesse caso, se você se sentir injustiçado, poderá recorrer a uma ajuda jurídica que lhe garanta, perante a lei, o direito a esse ressarcimento.
No exemplo específico da Caixa, ela própria deixa claro aos seus clientes que um cancelamento desse tipo deverá ser solicitado à Central de Relacionamento da Caixa Seguradora. Porém, o melhor será se dirigir na mesma hora até a agência mais próxima de você.