Facebook, Instagram e WhatsApp registraram queda mundial nesta segunda-feira (4), por volta das 12h (horário de Brasília), segundo dados do portal DownDetector, site que rastreia interrupções de serviços online.
Por enquanto, a causa dos problemas ainda não foram identificados e o tempo de reparo segue indefinido. A empresa está trabalhando em uma correção.
O executivo de comunicações do Facebook, Andy Stone, compartilhou uma atualização no Twitter para dizer que a empresa está ciente dos problemas e atualmente está trabalhando em uma correção. Pouco tempo depois, a conta oficial do Facebook reconheceu que os usuários estavam tendo problemas para acessar os aplicativos e produtos da empresa:
O que está acontecendo?
Nenhuma das contas do Facebook, Whatsapp ou Instagram declarou qual é o real problema. Porém, conforme o AppleInsider, o vice-presidente sênior da Cloudflare, Dane Knecht, tuitou uma observação de que o DNS do Facebook e outros serviços estão fora do ar e ‘suas rotas de BGP foram retiradas da Internet’. Ele observou que o Cloudflare também teve suas próprias falhas, mas que já se recuperou.
“As interrupções estão aumentando em volume e muitas vezes podem apontar para um ataque cibernético, mas isso pode aumentar a confusão no início, quando ainda estamos diagnosticando as causas”, disse Jake More, especialista em segurança cibernética e empresa de antivírus ESET, em um comentário por e-mail para o TechRadar. “Como vimos com Fastly no verão, os apagões da web são mais frequentemente originados por um bug de software não descoberto ou até mesmo de erro humano.”
Entre março e abril de 2021 vimos uma grande interrupção em que cada um dos serviços do Facebook afetados hoje – Facebook, Instagram, WhatsApp e Facebook Messenger – caiu por mais de meia hora. Pode ser um problema semelhante, pois está afetando a mesma série de aplicativos e serviços de propriedade do Facebook.
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