O prefeito de Natal, Álvaro Dias, confirmou em entrevista à Inter TV Cabugi que a tarifa do transporte público da capital potiguar passará por um “reajuste importante“. A medida ocorre após a constatação de que os valores atuais estão defasados.
A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) está analisando o ajuste com base em um estudo encomendado à Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP).
“O preço do bilhete da passagem está muito defasado. Há dois anos que não tem aumento. Em João Pessoa, está R$ 4,70. Aqui está a R$ 3,90 ainda. Então a solução para o sistema com certeza passa também por um reajuste importante na tarifa, que deverá acontecer, mas tudo isso está sendo discutido dentro do contexto de um pacote que estamos elaborando com os técnicos da STTU e de acordo com o estudo feito pela ANTP“, afirmou Álvaro Dias.
O estudo da ANTP, ainda não apresentado oficialmente pela prefeitura, indica que a situação do transporte coletivo em Natal se agravou durante a pandemia. O prefeito destacou a necessidade de encontrar soluções viáveis para melhorar definitivamente o transporte público na cidade.
Álvaro Dias também revelou que o município está trabalhando na elaboração de um novo edital de licitação para o transporte público, processo que nunca foi realizado em Natal. Segundo o prefeito, licitações anteriores não atraíram interessados devido a problemas relacionados ao aumento de custos e dificuldades operacionais.
“A licitação do transporte aqui já foi ensaiada algumas vezes e deu vazia. O que quer dizer que ninguém se interessou. Houve um problema de aumento de custos, de dificuldades que impossibilitaram a licitação de ser realizada. Tudo isso está sendo estudado, inclusive a elaboração de um novo edital compatível com a realidade, para que possa se solucionar o problema, que possa também ser atrativo para que as empresas participem e seja resolvida essa questão que está se arrastando há muito tempo“, disse o prefeito.
Além disso, Álvaro Dias defende a busca por subsídios junto ao governo federal e estadual para reduzir o custo da operação do transporte público em Natal e, assim, oferecer melhores condições aos usuários.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.