Segurança

Violação de bagagem para tráfico de drogas vira crime com pena equivalente

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que iguala a pena para violação de bagagem com o objetivo de tráfico de drogas à pena aplicada aos crimes de tráfico. A proposta, de autoria do deputado Alex Santana (Republicanos-BA), foi aprovada em forma de substitutivo apresentado pelo deputado Duarte Jr. (PSB-MA) e seguirá agora para análise do Senado.

A lei atual, referente ao Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad), será alterada para incluir esse novo crime. A pena, que varia de 5 a 15 anos de reclusão para tráfico, produção ou venda de drogas, será aplicada também àqueles que violarem, adulterarem, falsificarem ou trocarem etiquetas ou bagagens para o transporte de entorpecentes, matéria-prima, insumos ou produtos químicos para sua preparação.

A nova legislação abrange tanto o transporte aéreo quanto o rodoviário. A prática criminosa inclui não só o acesso direto à mala, mas qualquer manipulação fraudulenta com o intuito de facilitar o transporte ilícito.

Agravante na pena

O projeto prevê um agravante: se os crimes, incluindo a violação de bagagem para tráfico de drogas, forem cometidos durante a prestação de serviços de transporte aéreo, rodoviário ou serviços auxiliares, a pena será acrescida em 1/6. Entre os crimes relacionados considerados como agravantes estão a associação para o tráfico, o financiamento do crime, e a atuação como informante.

A tramitação de projetos de lei pode ser consultada aqui.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.