Segurança

Operação Takendown desmantela maior rede de pirataria mundial

Uma operação internacional de grande escala, denominada “Operação Takendown”, resultou no desmantelamento do que as autoridades consideram a maior rede de pirataria do mundo. A ação conjunta envolveu forças policiais de dez países: Reino Unido, Bulgária, Croácia, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Suécia, Suíça e Romênia.

A organização criminosa, que oferecia conteúdo pirateado para mais de 22 milhões de usuários na Europa, gerava lucros ilícitos superiores a €250 milhões mensais. Essa renda era proveniente da distribuição ilegal de filmes, séries e canais de televisão por meio de dispositivos IPTV e sites ilegais.

Resultados da Operação:

  • Apreensão de ativos: A operação, apoiada pela Alianza Audiovisual Antipiratería (AAPA), resultou na apreensão de €1,65 milhões em criptomoedas, além do desmantelamento de 29 servidores e a confiscação de centenas de dispositivos IPTV.
  • Fechamento de sites: Cerca de 100 sites e domínios associados a transmissões ilegais foram fechados.
  • Prisões e investigações: Onze pessoas foram presas e outras 102 estão sob investigação. Segundo a Europol, além de violações de direitos autorais, foram encontradas evidências de outros crimes, como lavagem de dinheiro e crimes cibernéticos.

Declarações de autoridades:

Mark Mulready, copresidente da AAPA, destacou a complexidade do desafio de combater redes internacionais de pirataria tão sofisticadas: “Estamos orgulhosos de ter colaborado com as forças de ordem para fornecer treinamento técnico e apoio em campo que foram essenciais para esse sucesso

Matt Hibbert, diretor de antipirataria da Sky, enfatizou a importância de enviar uma mensagem forte: “Estamos comprometidos em desmantelar essas redes criminosas e responsabilizar seus líderes. Continuaremos trabalhando para proteger os consumidores dos riscos associados a esses serviços ilegais.

Investigação de dois anos:

A Operação Takendown foi o resultado de uma investigação de dois anos conduzida com a participação da Europol. Durante esse período, as plataformas de mídia social e os fóruns de streaming ilegal foram monitorados, coletando informações cruciais para a execução da operação.

O sucesso demonstra a importância da cooperação internacional e da combinação de esforços entre setores públicos e privados no combate à pirataria digital, um problema em constante evolução que afeta a indústria e os consumidores.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.