A média simples é calculada somando as notas das cinco provas, incluindo a redação, e dividindo por cinco. A complexa é quando uma universidade estabelece peso para cada uma das provas, assim a média seria a soma das cinco notas dividida pela soma dos pesos. Os pesos estão nos sites das universidades, no edital de adesão ao SiSU ou no edital do vestibular/Enem. Difícil? Esse cálculo pode causar certa confusão mesmo!
A média simples é usada no Programa Universidade para Todos (ProUni) e na maioria dos vestibulares e processos seletivos feitos através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No caso do ProUni, para concorrer às bolsas de estudo é preciso que a média seja pelo menos de 400 pontos, sem que a redação seja zerada, além dos pré-requisitos de renda. Algumas instituições de ensino estabelecem pesos para cada uma das provas do Enem, que podem variar até de acordo com o curso. Por exemplo, a prova de Matemática pode ter peso maior para um curso de exatas e menor para um de humanas. Para fins de comparação, a média nacional do Enem é cerca de 500 pontos.
Uma outra forma rápida e fácil para calcular sua nota geral é através do app Média do SiSU. Com este aplicativo você pode facilmente calcular a média obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) antes mesmo da abertura do SiSU.
Com apenas alguns toques, você cadastra as notas obtidas em cada área do conhecimento e pode definir um peso para cada uma delas. Depois disso é só tocar no botão para calcular sua média e pronto!
Áreas do conhecimento
– Linguagens, Códigos e suas tecnologias
– Matemática e suas tecnologias
– Ciências da Natureza e suas tecnologias
– Ciências Humanas e suas tecnologias
– Redação
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.