Dicas

PIX Parcelado: o que é e como fazer

Saiba mais detalhes sobre essa opção de pagamento

O Pix Parcelado é uma funcionalidade do Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil, que permite ao usuário parcelar uma compra realizada por meio do Pix. Essa opção está disponível desde o dia 14 de setembro de 2021 e já está sendo adotada por diversas empresas.

A função funciona de forma similar ao parcelamento com cartão de crédito, ou seja, o valor da compra é dividido em parcelas e o usuário paga uma por mês, com juros embutidos. A grande vantagem é que o pagamento é realizado diretamente na conta bancária do usuário, sem a necessidade de um cartão de crédito.

Como fazer o Pix Parcelado?

Para fazer um pagamento utilizando o Pix Parcelado, o usuário precisa selecionar essa opção no momento da compra. É importante ressaltar que nem todas as empresas oferecem essa modalidade de pagamento, portanto, é necessário verificar se a loja ou prestador de serviços aceita.

Após selecionar a opção, o usuário escolhe o número de parcelas em que deseja dividir o valor da compra. O máximo permitido é de 12. Em seguida, o valor total da compra é exibido, juntamente com o valor de cada parcela e o valor dos juros cobrados.

Caso o usuário aceite as condições, basta confirmar o pagamento. As parcelas serão debitadas automaticamente da conta bancária do usuário nos meses seguintes, até que o valor total da compra seja quitado.

PUBLICIDADE

+ Como fazer pix com cartão de crédito: passo a passo

Dicas importantes

É necessário destacar que, assim como no parcelamento com cartão de crédito, o Pix Parcelado também tem juros embutidos. Portanto, é necessário avaliar se a opção é viável financeiramente e se os juros cobrados são aceitáveis.

Outro ponto a ser considerado é que, caso o usuário cancele a compra ou ocorra algum problema no pagamento das parcelas, a empresa tem o direito de cobrar o valor total da compra de uma só vez.

Para utilizar, é necessário ter uma conta bancária que permita o uso do Pix. A maioria dos bancos já oferece essa funcionalidade, mas é importante verificar as condições de uso em cada instituição financeira.

Leandro

Leandro Mendonça é o nosso Editor Chefe. Formado em Administração pela Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED), cursando pós em Finanças e Economia. Teve passagem pelo RD1 Audiência, e atualmente também colabora no site NaTelinha, contribuindo com otimização SEO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo