Rio Grande do Norte

Por que o Domingo de Páscoa muda de data todo ano?

Entenda a razão por trás do Domingo de Páscoa mudar de data todos os anos e sua relação com o calendário lunar

Ao contrário do Natal, a Páscoa curiosamente cai em uma data diferente a cada ano. Embora a Páscoa seja sempre no domingo, às vezes pode ocorrer em março e no ano seguinte no final de abril.

Em 2023, a Páscoa será celebrada neste domingo, 9 de abril (para os cristãos ocidentais), enquanto a Páscoa de 2024 será em 31 de março e a Páscoa de 2025 será em 20 de abril.

Neste momento, você deve ter se questionado: “Por qual motivo essa mudança (um tanto confusa), acontece todo ano?

O calendário da Páscoa é baseado no calendário lunar, em oposição ao calendário solar. Ele também leva em conta a forma como o feriado deve acontecer em determinados dias da semana, ou seja: Sexta-feira Santa, Sábado Santo, Domingo de Páscoa e Segunda-feira de Páscoa (sendo considerado feriado em numerosos países de todo o mundo).

O que é o Calendário Lunar?

O que é o Calendário Lunar
Foto: Ponciano / Pixabay

Enquanto o calendário solar, que é usado no dia a dia, é baseado na rotação da Terra em torno do Sol e equivale (em média) a 365,2 dias, o calendário lunar é baseado nos ciclos mensais das fases da Lua. Um mês lunar é de 29,5 dias, e um ano lunar é de 354 dias e algumas horas, um pouco mais curto que o ano solar.

A data da Páscoa para os cristãos ocidentais ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio da primavera no hemisfério norte. Como o equinócio aconteceu em 20 de março este ano, a próxima lua cheia – chamada de “SuperLua Rosa” – ocorreu na última quinta-feira, 6 de abril de 2023. Portanto, o domingo de Páscoa é o primeiro domingo após esta data, que cai em 9 de abril de 2023.

Por que a Páscoa segue o calendário lunar?

A Páscoa é o feriado cristão que celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Assim diz a tradição, o Cristo foi crucificado na cruz na sexta-feira santa. O sábado santo marca o dia em que seu corpo foi colocado no túmulo, enquanto o domingo de Páscoa é o dia em que ele ressuscitou dos mortos.

A mudança de datas ocorre porque é importante que o Domingo de Páscoa realmente caia em um domingo.

A razão pela qual a Páscoa segue o calendário lunar, ao contrário do outro grande feriado cristão do Natal, é um pouco menos óbvia. No entanto, provavelmente tem algo a ver com as raízes da Páscoa na Pessach (a Páscoa Judaica), uma importante festa judaica que comemora a libertação dos judeus da escravidão no Egito. Como o calendário hebraico é baseado nos ciclos lunares, a Páscoa também segue essa tendência.

Por que o Natal é em 25 de dezembro?

No tocante ao Natal, a maioria dos estudiosos agora acredita que é altamente improvável que Jesus tenha nascido em dezembro. A igreja começou oficialmente a celebrar o Natal em 25 de dezembro de 336 dC sob o governo do imperador romano Constantino, embora não tenha se tornado um grande festival cristão até séculos depois.

A razão pela qual dezembro foi escolhido ativamente foram suas ligações com as festividades pagãs celebradas em torno do solstício de inverno em 21 ou 22 de dezembro. Talvez o Natal estivesse prestando homenagem a essas tradições pagãs profundamente enraizadas ou, provavelmente, o imperador Constantino queria torná-las irrelevantes.

Tentativas de mudar a data da Páscoa

Embora tenha havido sugestões de que a Páscoa deveria seguir o calendário solar em vez do lunar, principalmente para simplificar a celebração, as tradições são difíceis de mudar. Em 1928, foi aprovada a Lei da Páscoa no Reino Unido, que propunha que o domingo de Páscoa fosse celebrado no domingo seguinte ao segundo sábado de abril. No entanto, a lei nunca foi posta em prática.

Por fim, a data da Páscoa muda todos os anos devido ao calendário lunar e à tradição cristã de celebrá-la no primeiro domingo após a primeira lua cheia após o equinócio da primavera. Embora muita gente tenha proposto que a Páscoa seguisse o calendário solar, principalmente por uma questão de simplicidade.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.