A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados promoveu nesta sexta-feira (6) uma audiência pública para discutir a importância da neuroarquitetura. O evento, proposto pela deputada Erika Kokay (PT-DF), contou com a participação de gestores governamentais e arquitetos.
Segundo a deputada Kokay, “A neuroarquitetura, disciplina emergente que une a arquitetura à neurociência, revela como os ambientes construídos afetam diretamente nossas experiências e comportamentos”. A audiência, realizada no plenário 9, teve início às 11h e foi aberta ao público, permitindo o envio de perguntas por meio de um sistema interativo. Mais informações sobre a audiência e os participantes estão disponíveis aqui.
O objetivo principal do debate foi analisar como a neuroarquitetura, que considera fatores como iluminação e disposição espacial (layout), pode contribuir para a criação de ambientes que promovam a concentração, a eficiência e reduzam o estresse, impactando positivamente a produtividade. A audiência desta sexta-feira se seguiu a um debate anterior, realizado em agosto, que focou exclusivamente na perspectiva dos arquitetos sobre o poder transformador da neuroarquitetura. A íntegra desse debate anterior pode ser acessada aqui.
Pontos-chave da discussão:
- Influência dos ambientes construídos no comportamento humano;
- Importância da iluminação e do layout na criação de espaços produtivos;
- Neuroarquitetura como ferramenta para redução do estresse e aumento da eficiência.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.