PolíticaNatal
Tendência

Natália Bonavides denuncia ao STF rede de fake news com servidores municipais envolvidos

Nas redes sociais, Bonavides compartilhou prints de mensagens ofensivas que recebeu recentemente, embora o número exato de servidores envolvidos ainda não tenha sido divulgado.

A deputada federal e candidata à prefeitura de Natal, Natália Bonavides (PT), denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma série de ataques virtuais e a disseminação de fake news direcionados à sua campanha eleitoral. A candidata afirma que identificou servidores da Prefeitura de Natal entre os responsáveis pelos ataques e pelas notícias falsas.

Segundo Bonavides, os ataques aumentaram após o primeiro turno das eleições municipais, no qual ela obteve 28,44% dos votos, contra 44,08% de seu adversário, Paulinho Freire (União Brasil). A candidata acredita que a origem desses ataques está diretamente ligada ao bolsonarismo e que a prática se intensificou no segundo turno da disputa.

Eu fui da CPMI [Comissão Parlamentar Mista de Inquérito] das fake News como deputada federal, então eu sei muito bem como é que isso funciona e eu tinha certeza, infelizmente, que como a campanha do meu adversário tem como núcleo o bolsonarismo, isso ia vir com toda a força no segundo turno, para além das práticas coronelistas que a gente viu no primeiro turno de compra de votos, de assédio eleitoral a trabalhadores terceirizados e a servidores da prefeitura“, afirmou Bonavides.

A parlamentar detalhou como conseguiu identificar parte dos responsáveis pelos ataques: “A gente conseguiu mapear funcionários da prefeitura que estão enviando a mesma mensagem, saberia dizer a hora que começou“.

Para Bonavides, essa estratégia faz parte de uma ação organizada, que utiliza métodos já conhecidos da disseminação de fake news. Ela relatou que no primeiro dia oficial de campanha do segundo turno, foi possível identificar o momento exato em que as mensagens começaram a ser disseminadas.

Na segunda-feira, que foi o primeiro dia da campanha eleitoral, eu praticamente sei te dizer o horário que eles deram o start nesse negócio. Começou a chegar um monte de print de montagem e de meme usando minha imagem e disseminando mentira, informação manipulada sobre mim. Vou citar aqui uns exemplos, por óbvio que eu não vou me deter sobre esse tipo de conteúdo, mas tem material dizendo que eu defendo quem rouba e assassina, que eu não raspo o sovaco… assim coisas grotescas e bizarras, mas que fazem parte exatamente desse método do bolsonarismo de disseminação de fake News“, descreveu a candidata.

Nas redes sociais, Bonavides compartilhou prints de mensagens ofensivas que recebeu recentemente, embora o número exato de servidores envolvidos ainda não tenha sido divulgado. Confira:

A investigação está em andamento, e a campanha de Bonavides criou um ‘disque denúncia’ para que a população possa relatar informações falsas ou ofensivas disseminadas sobre a candidata. As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (84) 99181-1075 ou através do site natalia13.com.br/denuncia.

Em entrevistas, a candidata tem insistido na necessidade de a Justiça Eleitoral intensificar sua atuação para combater a disseminação de notícias falsas. Bonavides elogiou as ações do ministro Alexandre de Moraes, ressaltando que sua postura firme foi fundamental para identificar essas ações como parte de uma estratégia organizada. “É muito importante que a Justiça eleitoral aprimore a forma de reação. A gente conseguiu mapear funcionários da prefeitura que estão enviando a mesma mensagem, saberia dizer a hora que começou“, reiterou Bonavides.

Ela ainda acrescentou: “Uma coisa diferencial quando o ministro Alexandre de Moraes reagiu em relação a isso foi ele ter percebido que é uma ação sistemática, que é uma ação orquestrada“. A candidata reforçou a importância de combater essas práticas, que para ela não se limitam a ataques pessoais, mas prejudicam o processo democrático como um todo.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.