Política
Tendência

Lula venceria Bolsonaro e Tarcísio em eventual 2º turno em 2026, diz Quaest

Foram entrevistadas 8.598 pessoas entre 4 e 9 de dezembro; margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos.

Uma pesquisa divulgada pela Quaest nesta quinta-feira (12) destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o principal nome para as eleições de 2026, liderando com ampla vantagem em simulações de segundo turno. O levantamento revelou que, caso a disputa fosse realizada hoje, Lula venceria o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por 52% a 26%.

Além disso, a pesquisa evidenciou a rejeição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 57% dos entrevistados afirmaram que o conhecem, mas não votariam nele. Por outro lado, 37% declararam que votariam em Bolsonaro, enquanto 6% disseram não conhecê-lo.

O levantamento simulou oito cenários diferentes para o segundo turno, incluindo nomes do atual governo. Em quatro desses cenários, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi apresentado como candidato. De acordo com os dados, Haddad também venceria Tarcísio de Freitas, com 44% das intenções de voto, contra 25% do governador paulista.

A pesquisa revelou ainda que 52% dos entrevistados não apoiam a reeleição de Lula em 2026. Caso o atual presidente não dispute, 27% acreditam que Haddad deveria ser o candidato governista, enquanto 17% preferem Ciro Gomes (PDT) e 14% mencionam o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) como alternativa.

Do lado da oposição, Michelle Bolsonaro aparece como o nome mais forte em um cenário sem a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro, que segue inelegível. A ex-primeira-dama foi citada por 21% dos entrevistados como a candidata com maior potencial. Atrás dela, aparecem nomes como Pablo Marçal (18%) e Tarcísio de Freitas (17%).

Em relação à gestão federal, os números mostram um cenário dividido: 33% dos entrevistados avaliam o governo como positivo, enquanto 31% o consideram negativo. Já 34% classificam a administração como regular, reforçando o clima de polarização política no Brasil.

A pesquisa Quaest entrevistou 8.598 eleitores presencialmente, entre os dias 4 e 9 de dezembro, abrangendo todas as regiões do Brasil. O público-alvo incluiu pessoas com 16 anos ou mais, e a margem de erro foi de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.