Política

Governo envia PEC ao Congresso: restrições graduais ao abono salarial e outras medidas fiscais

O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/24, como parte de um pacote de ajuste fiscal para equilibrar as contas públicas. A medida prevê, entre outras mudanças, a restrição gradual do acesso ao abono salarial do Programa PIS/Pasep.

Atualmente, o abono salarial, equivalente a um salário mínimo, é destinado a trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos que receberam até dois salários mínimos mensais no ano anterior (R$ 2.640 em 2024). A PEC propõe uma alteração nesse critério. A partir de 2026, o limite de renda para acesso ao benefício será corrigido apenas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), excluindo os ganhos reais do salário mínimo. O objetivo é reduzir gradualmente esse limite até alcançar um salário mínimo e meio, meta prevista para 2035.

O governo justifica a PEC argumentando que, apesar de um crescimento econômico de 3% ao ano atribuído à responsabilidade fiscal e social, o aumento das despesas obrigatórias gera incertezas no cenário econômico, necessitando de ajustes para atender ao arcabouço fiscal (LC 200/23). Em nota oficial, o governo afirma: “Entretanto, frente a um quadro externo desafiador, o ritmo de crescimento das despesas obrigatórias tem agregado incertezas ao cenário econômico nacional, tendo em vista a necessidade de ajustar tais despesas ao disposto no arcabouço fiscal (LC 200/23)”.

Além das mudanças no abono salarial, a PEC engloba outras medidas relevantes:

  • Teto Salarial: Manutenção do limite salarial para servidores públicos na remuneração do ministro do Supremo Tribunal Federal (R$ 44.000), excluindo parcelas indenizatórias previstas em lei complementar nacional.
  • Incentivos Fiscais: Regulamentação, por meio de lei complementar, das condições e limites para concessão, ampliação e prorrogação de incentivos fiscais.
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC): Vedação de deduções não previstas em lei para comprovação de renda no acesso ao benefício.
  • Fundeb: Possibilidade de direcionar até 20% da complementação da União para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) ao fomento da manutenção de matrículas em tempo integral.
  • DRU (Desvinculação de Receitas da União): Prorrogação da DRU, que desvincula 30% da arrecadação, até 2032.
  • Orçamento: Revogação do dispositivo que determina a execução obrigatória de todas as programações orçamentárias.
  • Vinculação de Receitas: Limitação do crescimento da vinculação de receitas a despesas, até 2032, a um valor não superior ao crescimento total das despesas primárias.
  • Subsídios: O Poder Executivo terá a prerrogativa de limitar subsídios e benefícios financeiros durante a execução orçamentária.

A PEC 45/24 encontra-se em tramitação no Congresso Nacional. Acompanhe a evolução da proposta através do site da Câmara dos Deputados.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.