Política
Tendência

Governadora Fátima Bezerra defende PEC do Susp e melhorias na saúde pública

Ela destacou a necessidade de mais recursos e atenção para sanar as deficiências no setor, citando como exemplo a situação do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, que enfrenta problemas crônicos de superlotação.

A governadora do Rio Grande do Norte e presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra (PT), defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). A PEC, proposta pelo Governo Lula no último mês, estabelece novas regras para os Fundos Nacionais de Segurança Pública e de Política Penitenciária.

Durante o 15º Fórum Nacional dos Governadores, realizado em Brasília, a governadora manifestou seu apoio à PEC, sugerindo que os Fundos Nacional de Segurança Pública e Penitenciário Nacional mantenham-se “independentes e com repasses obrigatórios para os Estados”. A proposta foi discutida na presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e contou com a apresentação de uma minuta elaborada pelo Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp).

Para Fátima Bezerra, a constitucionalização do Susp é crucial. Em suas palavras, durante a reunião do Fórum: “Nada mais adequado do que constitucionalizar o Susp, fortalecer o financiamento e definir o modelo de governança assegurando a participação dos representantes dos entes federados, associações profissionais e sociedade civil no Conselho Nacional de Segurança Pública. Esses são os passos fundamentais em um regime de cooperação e integração para avançar com efetividade e eficácia no combate à criminalidade no país”.

Além da segurança pública, a governadora também abordou questões relacionadas à saúde pública brasileira. Dirigindo-se à ministra da Saúde, Nísia Trindade, Fátima Bezerra pediu agilidade na implementação do programa Mais Especialidades, que visa ampliar o atendimento de média complexidade.

Ela destacou a necessidade de mais recursos e atenção para sanar as deficiências no setor, citando como exemplo a situação do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, que enfrenta problemas crônicos de superlotação: “Precisamos de mais atenção e investimentos para superar as carências nesta área que impactam junto aos hospitais de urgência, como o Walfredo Gurgel em Natal, que há décadas sofre com a superlotação”, alertou.

Outro ponto destacado foi a importância do recém-lançado plano nacional de combate à dengue e outras arboviroses. Fátima Bezerra enfatizou a necessidade de campanhas educativas intensivas para conscientizar a população. Ela também fez um apelo ao Ministério da Saúde e ao Governo Federal para apoiar os estados no enfrentamento da crise no setor saúde, incluindo o aumento dos casos de acidentes com motocicletas e doenças virais.

Em suas palavras: “Temos crescimento assustador nos acidentes com motocicletas em todo o país e das doenças virais. Peço o apoio do Ministério da Saúde e do Governo Federal junto aos Estados para superarmos a crise na saúde pública. Temos certeza que, de mãos dadas, poderemos vencer as dificuldades”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.