Política

Enchentes no RS: Recuperação total pode levar dois anos, estima relator

A recuperação do Rio Grande do Sul após as devastadoras enchentes pode levar até dois anos, segundo avaliação do deputado Tadeu Veneri (PT-PR), relator da subcomissão da Câmara que acompanhou as ações emergenciais no estado. O relatório final da subcomissão, aprovado em novembro, aponta prejuízos estimados em R$ 89 bilhões.

Apesar do montante considerável de recursos já liberados – mais de R$ 50 bilhões pelo governo federal e Congresso Nacional – Veneri ressalta a complexidade do processo de reconstrução. Ele destaca a necessidade de planejamento estratégico na alocação de recursos, alertando para a ineficiência de ações precipitadas. “Não adianta colocar, para recuperar uma rodovia, 40 máquinas simultaneamente, porque elas não têm nem como operar”, explicou o deputado.

A fragilidade da infraestrutura e a falta de planejamento em regiões afetadas foram apontadas como fatores que agravaram a situação. Veneri cita a falta de funcionamento de bombas e a ausência de macrodrenagem em Porto Alegre como exemplo concreto dos problemas de prevenção. A subcomissão, criada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, com a participação do deputado Dr. Frederico (PRD-MG) na presidência, concluiu os trabalhos após monitoramento e levantamento de informações junto à Controladoria-Geral da União (CGU) e à Defensoria Pública.

A recuperação da agricultura e da pecuária também apresenta desafios significativos. A recuperação de pastagens e terras agrícolas fica comprometida com a possibilidade de novas chuvas, e Veneri lembra que o setor leiteiro, por exemplo, já enfrentava dificuldades antes mesmo das enchentes, tendo sua crise agravada pelo desastre. A prevenção, segundo o relator, é fundamental. “A melhor solução para que nós não tenhamos isso agora, enquanto não estamos com chuvas intensas ainda, não chegamos no período das chuvas, é fazer as prevenções”, declarou Veneri.

O relatório final da subcomissão está disponível para consulta aqui.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.