Os eleitores do Rio Grande do Norte têm até este sábado, 5 de outubro, para realizar o download do e-Título, aplicativo oficial da Justiça Eleitoral, que permite o acesso digital ao título de eleitor. Com a proximidade das Eleições Municipais de 2024, o aplicativo será suspenso no domingo (6), dia da votação, e só estará disponível novamente a partir de segunda-feira (7). Essa medida visa evitar possíveis instabilidades no sistema durante o processo eleitoral.
O e-Título é uma ferramenta importante, pois permite que o eleitor tenha acesso não apenas ao seu documento de identificação, mas também a outras funcionalidades essenciais, como a verificação do local de votação e a justificativa de ausência em caso de impossibilidade de comparecimento às urnas.
De acordo com Osmar Fernandes, Coordenador de Sistemas Corporativos do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), a suspensão temporária do aplicativo no dia da eleição é necessária: “No domingo da eleição, os recursos computacionais usados pelo TSE para manter o e-Título passam a ser direcionados ao recebimento de justificativas de ausência e também às consultas ao local de votação e à situação do eleitor”. Essa ação visa priorizar o bom funcionamento do sistema durante o pleito.
Como baixar o e-Título
Para aqueles que ainda não baixaram o e-Título, o processo é simples e gratuito. O aplicativo está disponível tanto para dispositivos Apple neste link quanto para Android aqui. Após o download, o usuário deve preencher informações como nome completo, data de nascimento, número do CPF e nome dos pais. Em seguida, algumas informações adicionais serão validadas, como o estado de votação, cidade de nascimento e profissão.
O aplicativo também oferece a possibilidade de consultar a situação eleitoral, além de confirmar mudanças no local de votação, caso o eleitor tenha solicitado a transferência. Outra função disponível é a justificativa eleitoral, que poderá ser utilizada no próprio dia da eleição para aqueles que não puderem comparecer presencialmente.
No dia da eleição, os eleitores que forem utilizar o e-Título como documento de identificação deverão estar cientes de que não é permitido entrar na cabine de votação com o celular. O aparelho deverá ser deixado com os mesários, de acordo com as normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Números de e-Títulos no Rio Grande do Norte
Atualmente, o Rio Grande do Norte já registra 1.247.717 e-Títulos ativados, sendo 763.337 referentes à primeira emissão e outros 484.380 correspondendo a reemissões. O estado ocupa a 17ª posição no ranking nacional de ativações e é o 6º na Região Nordeste.
Em âmbito nacional, o número de e-Títulos ativos alcança 75.117.852, com 46.824.691 de primeira emissão e 28.293.160 de reemissões. Isso representa que 49,5% do eleitorado brasileiro já ativou o e-Título, consolidando a importância da plataforma digital nas eleições.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.