O Palácio do Congresso Nacional se tornou palco de uma iniciativa em prol da inclusão e da conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência. Entre os dias 3 e 7 de dezembro, o prédio recebeu uma iluminação especial e projeções, marcando o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro.
A iluminação verde das cúpulas do Congresso, visível entre a sexta-feira (6) e o sábado (7), simbolizou a celebração da data. Além disso, uma projeção de frases e imagens, realizada na terça-feira (3), das 19h às 23h, buscou ampliar a conscientização sobre a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.
Esta ação, atendendo a um pedido do Senado Federal, teve como objetivo principal chamar a atenção para a importância da inclusão social de pessoas com deficiência e para a urgente necessidade de superação de barreiras que impedem sua participação plena na sociedade.
De acordo com a proposta, a iniciativa visa combater o preconceito e a inacessibilidade, ambos obstáculos significativos que afetam o acesso de pessoas com deficiência a direitos fundamentais em diversas áreas, como saúde, educação, trabalho, cultura, esporte e lazer.
A iniciativa faz referência à Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015), que define pessoa com deficiência como “aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. A lei, disponível para consulta em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2015/lei-13146-6-julho-2015-781174-norma-pl.html, é um marco legal para a garantia de direitos e a promoção da inclusão no Brasil.
A iluminação e a projeção no Congresso Nacional representam um esforço visível para conscientizar a população sobre a importância da inclusão e da garantia dos direitos das pessoas com deficiência, lembrando que a construção de uma sociedade mais justa e igualitária depende da superação de barreiras físicas e sociais.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.