Em sessão solene realizada na quarta-feira (4 de dezembro de 2024), a Câmara dos Deputados concedeu a Medalha do Mérito Legislativo a 34 personalidades. A honraria, criada em 1983, reconhece serviços relevantes prestados ao Legislativo ou ao Brasil.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), abriu a cerimônia agradecendo aos parlamentares e servidores envolvidos na seleção dos homenageados, destacando a diversidade do grupo: “Agradeço a cada colega parlamentar e a cada servidor que tenha contribuído para que elaborássemos uma lista de homenageados plural e representativa”. Lira enfatizou a representatividade da lista, afirmando que: “Personalidades e instituições de diferentes origens, de diferentes vivências e de diferentes pensamentos estão contempladas, revelando o compromisso inquebrantável desta Casa com a sociedade brasileira, que é também diversa e rica em manifestações que nos agregam experiências e valor incomparáveis”.
Entre os agraciados, estão ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), empresários, políticos, ativistas sociais, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e representantes da família do ex-deputado Rubens Paiva. A homenagem póstuma a Eunice Rubens Paiva, viúva do ex-deputado, foi representada pelo neto, enquanto Marcelo Rubens Paiva, filho do ex-deputado e escritor, também recebeu a medalha. A atriz Fernanda Torres, que interpretou Eunice Paiva em um filme sobre a luta da família após o desaparecimento do ex-deputado durante a ditadura militar, também foi condecorada.
Uma lista completa dos agraciados está disponível aqui.
A deputada Maria do Rosário (PT-RS), 2ª secretária da Mesa Diretora, ressaltou o significado da medalha como símbolo da defesa da Constituição. Em seu discurso, ela declarou: “Qual é o nosso fundamento, qual é o nosso princípio como nação, se não a própria Constituição?” A parlamentar também comentou sobre o contexto atual do país: “A nação brasileira vive hoje, um momento no qual ela tem a oportunidade de superar uma história que talvez seja muito difícil. A história de termos vivido em diferentes momentos ameaças à democracia e ao próprio Parlamento”.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.