Política

Bolsonaro é alvo da PF por suspeita de fraude em cartões de vacinação

PF faz buscas na casa de Bolsonaro e prende ex-ajudante Mauro Cid em operação contra dados falsos de vacina

A Polícia Federal (PF) realizou uma operação nesta quarta-feira, 3 de maio, envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras pessoas próximas a ele, como parte de uma investigação sobre suspeita de fraude em cartões de vacinação contra a Covid-19. A ação teve como foco buscas na casa de Bolsonaro em Brasília, além da prisão de seu ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid Barbosa.

A operação, autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, faz parte do inquérito das “milícias digitais” que tramita no Supremo Tribunal Federal. Os agentes cumpriram 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, em Brasília e no Rio de Janeiro.

A suspeita é de que um grupo teria inserido dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde, permitindo a emissão de certificados fraudulentos. Essa prática teria como objetivo burlar restrições sanitárias impostas pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos para entrada no país, principalmente para membros da comitiva do ex-presidente.

Os certificados de vacinação supostamente forjados seriam de Jair Bolsonaro, sua filha Laura Bolsonaro, Mauro Cid Barbosa e seus familiares. A investigação também envolve a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e outros membros da comitiva do ex-presidente.

A Polícia Federal investiga condutas que podem configurar, em tese, crimes como infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.

A inclusão dos dados falsos teria ocorrido entre novembro de 2021 e dezembro de 2022. As pessoas beneficiadas teriam conseguido emitir certificados de vacinação e usado-os para burlar restrições sanitárias. A PF afirma que o objetivo do grupo seria “manter coeso o elemento identitário em relação a suas pautas ideológicas” e “sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a Covid-19“.

A operação da Polícia Federal segue em curso, com a busca de mais informações e possíveis desdobramentos na investigação.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.