Variedades

PIB encerrou 2022 com crescimento de 2,9% no Brasil

Crescimento foi puxado pelas altas nos serviços e na indústria

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro encerrou o ano de 2022 com um crescimento de 2,9%, totalizando R$ 9,9 trilhões, segundo dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar de ter caído 0,2% no quarto trimestre do ano, o PIB apresentou um avanço em relação ao ano anterior. Os setores de serviços e indústria foram responsáveis por esse resultado, apresentando altas de 4,2% e 1,6%, respectivamente. Já a agropecuária teve uma queda de 1,7% em 2022.

Os serviços tiveram a maior contribuição para o crescimento do PIB, representando cerca de 90% do indicador. O setor de transportes e outros serviços, que incluem serviços pessoais e serviços profissionais, teve uma retomada da demanda após a pandemia de COVID-19. Setores ligados ao turismo, como serviços de alimentação, alojamento e aluguel de carros, também se destacaram nessa área.

Já na indústria, a atividade de eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos apresentou uma alta de 10,1%, devido às bandeiras tarifárias mais favoráveis em 2022. A atividade de construção também cresceu 6,9%, influenciada pelo ano eleitoral, que sempre apresenta uma maior quantidade de obras públicas.

Por outro lado, as indústrias de transformação apresentaram uma variação negativa de 0,3%, principalmente pela queda na fabricação de produtos de metal, móveis, produtos de madeira e de borracha e plástico. Já as indústrias extrativas caíram 1,7%, devido à queda na extração de minério de ferro, relacionada ao lockdown ocorrido na China, o maior comprador do Brasil.

O setor de agropecuária teve uma queda de 1,7%, devido à diminuição da produção e perda de produtividade da atividade agricultura, que suplantou a contribuição positiva das atividades de pecuária e pesca. A soja, principal produto da lavoura brasileira, teve uma queda de produção de 11,4%, sendo impactada por efeitos climáticos adversos.

Na análise da despesa, houve um aumento de 0,9% da Formação Bruta de Capital Fixo, que são os investimentos, no segundo ano consecutivo de crescimento. A despesa de consumo das famílias avançou 4,3% em relação ao ano anterior e a despesa do consumo do governo cresceu 1,5%.

No setor externo, as exportações de bens e serviços tiveram um aumento de 5,5%, enquanto as importações de bens e serviços subiram 0,8%.

O aumento do PIB é uma notícia positiva para o país, demonstrando uma recuperação econômica após a pandemia de COVID-19.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.