Na próxima segunda-feira (21), os olhos do mundo inteiro se voltarão para os Estados Unidos, quando a sombra da Lua atravessará o país da costa do Pacífico ao Atlântico, em apenas 90 minutos: haverá um grande eclipse total do Sol. A última vez que aconteceu algo assim foi em 1979. Por isso, este vem sendo chamado de “o grande eclipse norte-americano“. Nenhum outro país estará em condições de ver a totalidade do eclipse. Mesmo assim, outros lugares das Américas poderão testemunhar um eclipse parcial. É o caso das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Em Natal, a partir das 16h20 até o pôr do Sol, o fenômeno chegará aos 36% do Sol encoberto pela Lua – uma das maiores taxas em todo Brasil. E o Parque da Cidade é um dos lugares da capital potiguar com vista privilegiada para o poente.
Os astrônomos amadores da Associação Norte-Riograndense de Astronomia vão se reunir no Parque da Cidade, num evento promovido pelo site Astronomia no Zênite (www.zenite.nu), com o apoio da ONG internacional “The Planetary Society” (planetary.org) e vão instalar um telescópio especialmente adaptado, no pátio de eventos, que irá projetar a imagem do Sol para observação coletiva. Óculos e dispositivos com proteção também estarão disponíveis.
“Será uma ótima oportunidade para fotógrafos, cinegrafistas e o público em geral para testemunhar este que, provavelmente, será o eclipse mais comentado de toda História”, diz o organizador, José Roberto Vasconcelos. “É importante lembrar que as pessoas não devem olhar diretamente para o Sol, seja a olho nu ou com qualquer instrumento, pois há risco de danos permanentes à visão”, alerta o professor José Roberto Costa, idealizador do projeto. “Venham ao Parque nesta segunda a partir das 16h que estaremos com os equipamentos adequados e seguros”, complementou.
O evento é gratuito e será organizado pela equipe do Projeto “Astronomia no Parque”, que uma tarde de sábado por mês convida o público ao Parque da Cidade para falar sobre a Ciência dos astros.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.