Parnamirim

Parnamirim: falésias de praias apresentam alto risco de desabamento

Segundo a Defesa Civil, trechos podem ter queda de parte dos paredões a qualquer momento

As belas praias de Parnamirim são um verdadeiro paraíso para quem busca momentos de lazer e descanso. No entanto, é importante estar atento aos perigos que as falésias e encostas dessas praias podem apresentar. Segundo a Defesa Civil local, em comunicado divulgado nesta segunda-feira (27), essas formações rochosas estão em situação de alto risco de desabamento.

Em Cotovelo, as rachaduras são tão proeminentes que é possível ver por entre as fendas, às vezes de 1 ou até mesmo 2cm. Já na região conhecida como “prainha“, com circulação de pescadores e banhistas, muitas encostas já desabaram nos últimos 15 dias, mesmo com a sustentação de raízes de grandes árvores (acompanhe nas imagens). Alguns troncos até já desabaram, devido ao próprio peso da copa das árvores.

Há plantas ocas, com espaço livre entre raízes e o terreno, tudo visível a olho nu. Ainda assim, não é difícil encontrar pessoas perto demais dessas áreas, sem se importar com o grande perigo que estão correndo. Durante o último sábado (25), os agentes da Defesa Civil de Parnamirim abordaram banhistas, pessoas que caminhavam na orla e turistas que vêm em busca de fotos perto demais do precipício das falésias.

Parnamirim: falésias de praias apresentam alto risco de desabamento
Fotografia de: ASCOM – ANA AMARAL

A área está toda sinalizada com placas e com uma equipe de plantão praticamente o dia todo, tudo para evitar que acidentes aconteçam no local. Situações como essa infelizmente já ocorreram no Rio Grande do Norte e, como não se sabe a hora nem o local onde vão voltar a acontecer, todo cuidado é pouco e a prevenção é sempre a melhor escolha.

A orientação é que na orla – área mais baixa, as pessoas não busquem abrigo do sol próximo de encostas e falésias. Na parte superior dos paredões, não se aproximem demais da borda em busca de fotos ou mesmo contemplação. Uma distância segura, de 10 a 15 metros da borda deve sempre ser respeitada, com ou sem a presença de agentes no local.

A falésia é sem dúvida um atrativo turístico para qualquer parte do litoral brasileiro, mas como tudo no mundo, para desfrutar desse atrativo é necessário seguir regras de conduta:

  • Mantenha a distância de segurança.
  • Respeite as equipes e siga as orientações.
  • Elas podem fazer a diferença.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.