Notícias

Parnamirim antecipa campanhas de vacinação antirrábica

Antecipando a campanha de vacinação antirrábica, a prefeitura municipal de Parnamirim, por meio da Secretaria de Saúde, começa a vacinar neste sábado (16), na Unidade Básica de Saúde do bairro de Nova Esperança, das 8h ás 12h, cães e gatos.

A orientação é para que os moradores levem seus animais de estimação para imunizá-los e prevenir contra a raiva. De acordo com a equipe da saúde, essas pré-campanhas acontecerão quinzenalmente nos bairros até 10 de setembro – Dia D de Vacinação.

A equipe iniciou por Nova Esperança por ser um bairro populoso, mas a ideia é levar essa campanha para todos os bairros de Parnamirim.

Sobre a doença

Raiva: O período de incubação é, em geral, de 15 dias a dois meses. No inicio o animais pode apresentar mudanças de comportamento, escondem-se em locais escuros ou mostram uma agitação inusitada. Após 1 a 3 dias, o cão se torna agressivo, com tendência a morder e arranhar (no caso dos gatos). A salivação torna-se abundante, uma vez que o animal é incapaz de deglutir sua saliva, em virtude da paralisia dos músculos da deglutição. Há alteração do seu latido (no caso dos cachorros), que se torna rouco ou bitonal, em virtude da paralisia parcial das cordas vocais. Os animais domesticos infectados pelo vírus rábico têm propensão de abandonar suas casas e percorrer grandes distâncias, durante a qual podem atacar outros animais, disseminando, desta maneira, a raiva. Na fase final da doença, é frequente observar convulsões generalizadas, seguida paralisia, resultando em morte.

Especial atenção dever-se-á dar a outras sintomatologias que podem ocorrer quando a raiva em cães e gatos for transmitida por morcegos, fato que vem ocorrendo em algumas regiões do país.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.