Parceiros

No mês de janeiro, região Oeste potiguar registrou chuvas acima da média

Dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), mostram que o volume de chuvas registrado durante todo o mês de janeiro, na região Oeste, ficou bem acima da média do mês para todo o estado que é de 60 milímetros.

Na região choveu 77,9mm em média, com alguns municípios registrando um volume bem acima dessa média, como em Pilões onde o acumulado do mês chegou a 165,7mm, em Francisco Dantas 162mm e em Assú 161,3mm.

De acordo com a análise pluviométrica do mês de janeiro – que faz parte da pré-estação chuvosa do Estado, choveu em 47 municípios acima da média (60mm), sendo que em 17 deles o acumulado passou dos 100mm.

Na análise regional, janeiro de 2018, apresentou o seguinte quadro:

Região Oeste

Média da Região: 77,9mm, com maior volume de chuva nos municípios de Pilões: 165,7mm; Francisco Dantas:162mm e Assú:161,3mm.

Região Central

Média da Região: 33mm, com destaque para os municípios de Jardim do Seridó:86,9mm; Angicos:89,5mm e Florânia:76,7mm.

Região Agreste

Média da Região: 25,4mm, com destaque os municípios de Monte Alegre:76,0mm; Santa Cruz:54,8mm e Santo Antônio com 52,6mm.

Região Leste

Média da Região:51,4mm, destacando-se os municípios de Senador Georgino Avelino com 118,5mm, Extremoz com 74,8mm e Canguaretama com 70,1mm.

Seca no Estado

Seca-2

O semiárido potiguar já enfrenta 6 anos de seca, mas para o meteorologista Gilmar Bristot, apesar da situação ser melhor que a registrada nos anos anteriores nessa época do ano, ainda não é a configuração de um bom inverno, já que o período chuvoso só começa na segunda quinzena de fevereiro e segue até a segunda quinzena de maio.

Segundo o meteorologista, “em janeiro, as chuvas são ocasionadas por sistemas meteorológicos transientes como os Vórtices Ciclônicos de Ar Superior (VCANS) e as Frentes Frias (FF), sistemas de baixa previsibilidade, diferente do período chuvoso, quando a chuva é ocasionada principalmente pela Zona de Convergência Intertropical”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.