Os participantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) e ainda não efetuaram o pagamento terão mais prazo para pagar a taxa de inscrição. Para isso, será necessário acessar a Página do Participante e gerar novo boleto, que será disponibilizado com vencimento em 10 de junho.
Os novos boletos estarão disponíveis a partir desta quarta-feira, dia 3 de junho. Os que foram gerados anteriormente perderam a validade e deverão ser descartados.
Segundo o Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 300 mil inscritos ainda devem efetuar o pagamento para confirmar sua participação no Enem 2020. Mais de 5,7 milhões de inscrições já estão confirmadas.
Em nota, o Inep afirma que “mantém seu compromisso para que nenhum participante do Enem 2020 seja prejudicado”.
Aplicação Enem 2020
Após pressão popular para o adiamento do Enem 2020, ainda não há uma data definida para a aplicação da avaliação. A última decisão do Ministério da Educação é de que a prova será aplicada entre 30 a 60 dias das datas inicialmente previstas em edital. A definição, no entanto, também passará por consulta aos inscritos ainda este mês.
Segundo balanço publicado na semana passado pelo Ministério da Educação, 6.121.363 inscrições foram feitas, das quais 101.100 são para o Enem Digital, principal novidade anunciada para a edição do Enem 2020. Dos inscritos, 81,7% são alunos de escolas públicas, dado 11,2% maior do que o registrado em 2019. Além disso, 65% concluíram o ensino médio em anos anteriores, 23% são concluintes e 12% são treineiros – quem está no primeiro ou no segundo ano do ensino médio.
O Enem é a principal porta de entrada para cursos do ensino superior, através de seleção própria de universidades e faculdades ou por meio de programas do governo federal, como Sisu e Prouni.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.