Base Aérea de Natal recebe Cruzex 2024: maior exercício militar da América Latina
Organizado pela Força Aérea Brasileira, evento contará com a participação de aproximadamente 100 aeronaves de 16 países. Além do Brasil, estão confirmados Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, França, Alemanha, EUA, Itália, Paraguai, etc.
A Base Aérea de Natal será o centro das atenções entre os dias 3 e 15 de novembro de 2024, quando sediará um dos maiores exercícios combinados de guerra da América Latina, o CRUZEX 2024. Organizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), o Exercício Cruzeiro do Sul contará com a presença de 16 países, mais de 2.000 militares e cerca de 100 aeronaves, incluindo as brasileiras e de forças estrangeiras.
A edição promete movimentar os céus do Rio Grande do Norte e testar a integração das forças armadas em missões de alta complexidade.
O CRUZEX é realizado pela FAB desde 2002, com o objetivo de promover o treinamento conjunto em cenários de conflito, além de incentivar a troca de experiências entre as nações participantes. Durante o período do exercício, estão previstas mais de 1.500 horas de voo, abrangendo missões como ataque ao solo, superioridade aérea, escolta de aeronaves e reabastecimento em voo. Além disso, a FAB inovou ao incorporar, pela primeira vez, operações nos domínios cibernético e espacial, ampliando ainda mais a complexidade dos treinamentos.
Entre os países confirmados para participar da edição de 2024 estão Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, França, Alemanha, Itália, Paraguai, Peru, Portugal, África do Sul, Suécia, Uruguai e Estados Unidos.
Esquadrões do 1º GCC em apoio à CRUZEX
Para garantir o sucesso do evento, o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) realizou uma operação de deslocamento de um radar de defesa aérea, o TPS-B34M, que estava em operação na Base Aérea de Santa Maria (RS). O radar foi transferido para Caicó (RN) e ficará ativo para apoiar o CRUZEX 2024, ampliando a cobertura de detecção de tráfego aéreo a baixa altura no interior do Nordeste, região que apresenta maior dificuldade nesse tipo de monitoramento.
A operação de deslocamento ocorreu entre os dias 2 e 16 de setembro, envolvendo cerca de 50 militares e contando com apoio logístico terrestre e aéreo para o transporte dos equipamentos entre as cidades de Santa Maria e Canoas (RS) até seus destinos em Natal e Caicó. O equipamento tem a missão de assegurar um controle de tráfego aéreo seguro e eficiente durante o exercício multinacional.
“A Força Aérea Brasileira, em mais uma edição renomada do CRUZEX, conta com o apoio irrestrito do DECEA, por meio do 1º GCC e seus esquadrões subordinados. Esses profissionais são responsáveis pela operação da rede de telecomunicações, cobertura radar, enlace de dados e toda a estrutura necessária para a realização desse evento de forma eficiente e segura”, declarou o Tenente-Coronel Aviador Hugo Slavez Filho, comandante do 4º Esquadrão do 1º GCC.
Operação complexa
O processo de montagem do radar em Caicó está previsto para ser concluído em 1º de outubro, envolvendo várias fases, desde a preparação da infraestrutura, passando por ajustes técnicos e a realização de testes. Uma aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) será responsável por homologar o funcionamento do radar, que será integrado à síntese do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III).
A complexidade da operação exige a participação de especialistas em diversas áreas, incluindo radar, telecomunicações, elétrica, eletromecânica e Tecnologia da Informação (TI). Com isso, é possível garantir a operação plena dos sistemas de comunicações e controle aéreo durante o CRUZEX.
O 1º GCC é uma unidade estratégica da FAB, responsável pela instalação, operação e manutenção de sistemas de comunicações e controle em todo o território nacional. Seus esquadrões subordinados, distribuídos pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul, têm a capacidade de se deslocar rapidamente para qualquer parte do Brasil, complementando as infraestruturas locais ou estabelecendo novos serviços de apoio, especialmente em locais de difícil acesso.
O TPS-B34M é um radar de controle de tráfego aéreo altamente eficiente, amplamente utilizado pela FAB em missões de defesa aérea. Com uma capacidade de detecção aumentada, ele permite identificar aeronaves em baixa altura, sendo fundamental para o controle e monitoramento de voos em regiões mais remotas. Sua principal característica é a mobilidade, possibilitando sua instalação em diversas regiões conforme a necessidade operacional.