Uber para adolescentes: empresa anuncia contas para menores de idade
Com essa atualização, os motoristas da Uber terão a opção de aceitar ou não passageiros menores de idade.
Adentrando um novo capítulo em sua história, a Uber, líder mundial em serviços de transporte compartilhado, anunciou uma atualização significativa em suas políticas. Agora, a plataforma permitirá que adolescentes entre 13 e 17 anos solicitem viagens sem a necessidade da presença de um adulto, desde que a conta esteja vinculada à de um responsável.
Essa mudança marca uma reviravolta significativa na Uber, que historicamente sempre exigiu que seus usuários tivessem, no mínimo, 18 anos para se inscreverem e solicitarem viagens. Sachin Kansal, vice-presidente de produto da Uber, ressaltou a motivação por trás dessa atualização em uma recente entrevista, “Estamos aqui para resolver um problema ainda sem solução, que tem sido um grande incômodo na vida de nossos usuários, tanto para os responsáveis quanto para os adolescentes.”
+ Uber: Paralisação de motoristas tem adesão parcial pelo Brasil
Como funcionam as contas para adolescentes na Uber
A nova funcionalidade oferece aos adolescentes a oportunidade de solicitar suas próprias viagens, ao mesmo tempo que mantém os responsáveis informados. Eles receberão notificações sempre que uma viagem for solicitada e poderão acompanhar o trajeto em tempo real, graças aos recursos de segurança ao vivo e atualizações em tempo real disponíveis na plataforma.
Os responsáveis possuem total controle sobre essas contas de adolescentes. Eles são responsáveis por configurar a conta, recebem notificações quando uma viagem é solicitada e podem rastrear a viagem do adolescente em tempo real. Além disso, possuem a opção de se comunicar com o motorista durante a viagem. Os responsáveis também terão acesso ao recurso de gravação de áudio em veículos da Uber, que está disponível no aplicativo desde 2021.
Com essa atualização, os motoristas da Uber terão a opção de aceitar ou não passageiros menores de idade. Os clientes serão identificados como adolescentes no aplicativo quando a solicitação de viagem for feita, proporcionando total transparência a todos os envolvidos. “Os motoristas estão entusiasmados com isso, pois agora tudo é transparente”, disse Kansal.
Lançamento e cidades participantes
A princípio, como uma “fase de testes”, o novo recurso estará disponível apenas nos Estados Unidos a partir de 22 de maio nas seguintes 22 cidades:
- Atlanta, Geórgia
- Bloomington, Indiana
- Cincinnati, Ohio
- Columbus, Ohio
- Dallas, Texas
- Dayton, Ohio
- Houston, Texas
- Kansas City, Missouri
- Minneapolis, Minnesota
- Nashville, Tennessee
- New York City + subúrbios, New York
- Phoenix, Arizona
- San Antonio, Texas
- Tucson, Arizona
Junto com as contas para adolescentes, a Uber anunciou uma série de outros recursos durante seu evento de produtos. Entre eles estão a parceria com a empresa de assentos de carro Nuna, uma nova linha direta gratuita para solicitação de corridas, a possibilidade de fazer pedidos de supermercado em grupo pelo Uber Eats, a opção de compartilhar corridas e a inserção de mensagens de vídeo para quem deseja presentear alguém com um cartão presente da Uber.