Totens que ‘interagem’ com mulheres sozinhas em pontos de ônibus serão implementados em três cidades

A campanha da Eletromídia que ganhou o Leão de Ouro do Festival de Cannes e que repercutiu muito nas redes ao levar totens interativos para fazer companhia a mulheres sozinhas em paradas de ônibus, vai se tornar permanente. Com isso serão instalados letreiros digitais com videochamadas nas cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.

A perspectiva é que os primeiros cem totens comecem a ser colocados em prática nas ruas no mês que vem. Desses cem, setenta ficarão em pontos de ônibus da cidade do interior de SP e outros 20 na capital paulista, onde os endereços ainda estão sendo definidos. Já no Rio de Janeiro a troca dos painéis tradicionais pelas instalações interativas será em dez das 29 estações do VLT.

O funcionamento é comparado a experiência criada através da campanha publicitária “Guarded bus stop” ou “Ponto de ônibus vigiado”. Alguns sensores vão detectar se uma mulher está sozinha no ponto de ônibus ou VLT durante a noite. Após isso o toten vai disponibilizar uma atendente que possa “fazer companhia” por uma vídeo chamada em tempo real.

De acordo com o CEO da Eletromídia, Alexandre Guerrero o projeto será de fácil acesso para que a pessoa que estiver no ponto também consiga interagir diretamente com o toten. “Teremos uma via de mão dupla. O mobiliário vai ser tematizado, e quem estiver no ponto vai conseguir detectar a possibilidade de acionar a tela para se comunicar com o atendente na busca por companhia”, explicou o CEO.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP

Para que se tenha um funcionamento eficaz será disponibilizado uma central de atendimento apenas com atendentes mulheres, exclusivamente para essas situações específicas. As estações do VLT foram selecionadas para receber as instalações interativas após os registros dos índices de criminalidade na região Central da capital fluminense. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) , de janeiro a maio 1.012 roubos a transeuntes foram registrados pelas três delegacias da região por onde passam as três linhas do transporte.

Protocolo para situações de flagrante em ponto de ônibus

Segundo o CEO da Eletromídia Alexandre Guerrero afirma, a empresa está preparando e desenvolvendo através de algumas discussões um protocolo de atuação que esteja diretamente ligado ao poder público. Para o caso de o sistema flagrar alguma tentativa de crime nos pontos de ônibus onde serão instalados os totens.

“A conversa tem sido boa, há um alinhamento de interesses. Esses protocolos precisam ser desenvolvidos para que o call center dedicado a essa operação tenham protocolos interligados com as secretarias de Segurança Pública. É mais um mecanismo de combate e ação a um eventual episódio de assédio, por exemplo”, esclareceu o CEO.

Além das três cidades iniciantes do projeto alguns municípios como Porto Alegre (RS) e Salvador (BA) já manifestaram interesse. Mas ainda não há previsão. “O projeto tem um custo maior de tecnologia, manutenção, além da própria criação do call center. Tudo isso está sendo precificado e vamos absorver através do patrocínio das marcas, mas (se se tornar parte das futuras concessões), seria uma grande transformação do setor e da dinâmica das cidades” defende Guerrero .

Deixe uma resposta

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.