Felipe Camarão recebe programação cultural na Semana de Ancestralidade
Bairro da Zona Oeste de Natal recebe exibição de documentários, rodas de conversas, apresentações culturais, de capoeira e exposição de rabecas.
O bairro de Felipe Camarão, na zona Oeste de Natal, está vivendo dias de intensa atividade cultural com a Semana de Ancestralidade Moderna, que segue até o dia 23 de agosto. Para quem mora na região ou tem interesse em conhecer mais sobre a cultura local, essa é uma oportunidade única. A programação é variada e aberta ao público, sem custos, e inclui rodas de conversa, exibições de documentários, apresentações culturais e uma exposição especial de rabecas, instrumentos tradicionais feitos pelos próprios alunos do projeto.
Toda essa movimentação cultural faz parte do Conexão Felipe Camarão, um dos 17 projetos que recebem apoio do Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern, através do Programa de Editais Transformando Energia em Cultura, viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo.
As atividades acontecem na sede do projeto, localizada na Rua Indomar, 693, Felipe Camarão, sempre das 14h às 17h. Entre os destaques, está a exposição de rabecas, onde o público pode apreciar instrumentos feitos à mão pelos alunos, refletindo a rica tradição artesanal da região.
O que já aconteceu e o que ainda vem por aí
- Quarta-feira (21/08): O evento começou com força total na Escola Estadual Veríssimo de Melo, onde a comunidade pôde assistir a várias apresentações. Teve o Orquestrim Conexão Felipe Camarão, uma performance do tradicional Auto do Boi-de-Reis do Mestre Manoel Marinheiro, além de danças com o grupo Gonzagando e a Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão – CDTAM. A Capoeira do Mestre Marcos também trouxe sua energia para o evento.
- Quinta-feira (22/08): Hoje, a programação se deslocou para o cinema Moviecom, no Praia Shopping, onde foi lançado o documentário “Fragmentos de um Território de Saberes”. Esse filme, dirigido por Carito Cavalcanti, explora as tradições culturais preservadas pelo projeto Conexão Felipe Camarão e teve 25 minutos de duração.
- Sexta-feira (23/08): Para fechar a semana, na Escola de Saberes Conexão Felipe Camarão, haverá um dia repleto de atividades. Estão previstas apresentações que vão contar a história da Capoeira, com uma linha do tempo que vai de Mestre Pastinha a Mestre Marcos. Além disso, o Boi de Reis Mirim da Escola Estadual Clara Camarão e o Boi de Reis Mestre Manoel Marinheiro trarão a tradição das danças populares. Também acontecerão atividades como Cartas a Cascudo, apresentações do Orquestrim Conexão Felipe Camarão, e um momento de poesia com o escritor André Gravatá.
“Ficamos felizes em apoiar iniciativas que promovem a criatividade, inovação e a geração de trabalho e renda na área cultural. Projetos como este são fundamentais para o desenvolvimento local e sustentável, e ajudam a transformar a vida das pessoas e a sociedade como um todo,” disse Renata Chagas, que é diretora do Instituto Neoenergia, sobre a importância desse tipo de apoio.
A Semana de Ancestralidade Moderna é mais do que uma série de eventos; é uma celebração da cultura local e uma oportunidade para a comunidade e visitantes se conectarem com as raízes e tradições de Felipe Camarão. Quem passar por lá poderá não apenas assistir, mas também aprender e se inspirar com a riqueza cultural da região.