“aHAYá de Rua” celebra a tradição das festas juninas no bairro de Potilândia
Com acesso gratuito (mediante a doação de 1kg de alimento), o aHAYá acontece nos dias 14 e 15 de junho.
O evento “aHAYá de Rua” celebra sua sétima edição nos dias 14 e 15 de junho, no bairro de Potilândia, em Natal, mantendo viva a tradição das festas juninas e fortalecendo os laços comunitários. Com acesso gratuito mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, o arraiá promete reunir famílias e celebrar os símbolos juninos típicos da cultura nordestina.
Haylene Dantas, idealizadora e diretora geral do aHAYá, destaca a importância do evento no calendário junino da cidade. “O aHAYá de Rua tem um papel muito importante no calendário de festejo junino da nossa cidade, sendo uma das poucas celebrações que persistem em seguir realizando esse movimento da cultura popular, que representa tanto da nossa região: Nordeste. O São João é uma festa das nossas raízes e tradições“, afirmou Dantas.
Tema e inspiração: O Seridó
Este ano, o tema do evento é o Seridó, uma região rica em cultura e beleza, que inspirou a temática da festa. Haylene Dantas, que possui raízes no Seridó, comenta sobre a escolha do tema: “O Seridó esse ano despertou em nós Potiguares, um esperançar em dias melhores, inspirando fartura, fé e muita celebração. Isso tudo dialoga diretamente com nosso festejo. Além de um resgate e vivência com a minha ancestralidade. Eu estou fazendo o caminho que minha família fez: do Seridó à Potilândia.”
Os preparativos para o evento incluem ensaios do Boi Esmeralda, que aquecem o público aos sábados, com a Orquestra Forró Assoprado do Boi Esmeralda, sob a regência do maestro Chico Bethoven. O último ensaio acontecerá no sábado, 1º de junho, a partir das 19 horas, na Rua do Mercúrio, 80, Potilândia. Esses ensaios são patrocinados pela Prefeitura de Natal, através do Fundo de Incentivo à Cultura (FIC).
Serviço:
- Evento: aHAYá de Rua
- Data: 14 e 15 de junho
- Local: Rua do Mercúrio, Potilândia
- Entrada: Gratuita (mediante doação de 1kg de alimento não perecível)
Com foco na preservação e reinvenção da memória cultural do São João, o aHAYá de Rua reforça a importância das tradições nordestinas e promove uma celebração comunitária vibrante e acessível para todos.