Folia inclusiva: Carnaval de Natal terá áreas destinadas a pessoas com deficiência
O Carnaval de Natal de 2024 está prestes a começar e entre as mais diversas atrações existem opções para todos os gostos. Eclética a folia precisa abrir espaço não apenas para os mais variados ritmos, mas também para todos os públicos, o que é claro inclui Pessoas Com Deficiência (PCD) e com mobilidade reduzida.
Pensando em acolher melhor a todos os públicos e possibilitar que todos possam curtir as atrações e a folia, foram anunciados nesta edição espaços próximos aos palcos destinados ao público PcD. Com 50 vagas destinadas a esses foliões e mais 50 a seus acompanhantes, serão disponibilizados espaços nos Polos Petrópolis e Ponta Negra.
Com 6m x 14m, a ideia é permitir ao público PcD uma melhor visualização e conforto para poderem curtir a festa. Os espaços contarão com sinalização e seguranças exclusivos. “É importante que as Pessoas com Deficiência procurem fazer logo o credenciamento, porque são apenas 50 vagas e no dia do evento cheguem cedo ao local e se acomodem bem, uma vez que a expectativa de público é alta para os polos do Carnaval 2024”, lembra Irlan Albano, coordenador de Estrutura da Funcarte.
Outros polos do Carnaval de Natal
Apesar da iniciativa positiva nem todos os palcos do Carnaval de Natal contarão com espaços inclusivos. De acordo com o que informou a prefeitura em nota isso ocorre por questões técnicas. “Infelizmente, nos outros pólos do Carnaval não será possível termos área PcD pela localização do palco. Alguns terrenos têm desnível ou ficam na areia da praia, como o palco Buiú, na praia da Redinha”, explicou o coordenador da Funcarte.
Apesar disso, assim como vem ocorrendo em outros eventos, como o Natal em Natal, todos os shows contarão com tradutores-intérpretes de libras para o público com deficiência auditiva. Você pode conferir a programação dos polos Petrópolis e Ponta Negra, assim como as dos demais polos do Carnaval de Natal aqui no Portal N10.