Sofre com ‘zumbido’ no ouvido? Redobre a atenção com o consumo de café
Problema é ainda pior quando a bebida é adoçada, pois açúcar também está envolvido no agravamento do sintoma.
O café, uma das bebidas mais populares no Brasil e no mundo, pode ser um vilão para pessoas que sofrem de zumbido no ouvido. O consumo excessivo da bebida, além de outros produtos ricos em cafeína como chás e refrigerantes, pode agravar o sintoma, como explica a otorrinolaringologista e especialista em tontura e zumbido, Dra. Nathália Prudencio.
Em entrevista ao N10 Notícias, Dra. Nathália esclarece que o zumbido geralmente está ligado a alterações na orelha interna, que afetam áreas neurológicas associadas à audição. Essas áreas, quando disfuncionais, podem se adaptar de maneira hiperfuncional para compensar alguma perda auditiva. “A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, e quando consumida em excesso, ela estimula essas áreas, piorando a percepção do zumbido“, explica a especialista.
Além do café, a médica alerta sobre o impacto de outros alimentos que contêm cafeína, como chás e refrigerantes. No entanto, o problema pode se agravar ainda mais quando a cafeína é consumida junto com o açúcar, como é o caso de bebidas adoçadas.
“O açúcar tem um alto índice glicêmico, o que significa que ele eleva rapidamente os níveis de glicose no sangue. O corpo, para controlar isso, produz mais insulina, e altos níveis desse hormônio podem prejudicar o funcionamento da orelha interna, piorando o zumbido”, detalha Dra. Nathália.
O labirinto, uma das principais estruturas do ouvido interno, é particularmente sensível às flutuações de insulina. Como resultado, além do zumbido, o excesso de açúcar pode causar sintomas como tontura e vertigem. Por isso, o consumo de alimentos como chocolates, bolachas e doces também deve ser controlado por quem sofre de zumbido. “O excesso de açúcar pode não só piorar o zumbido, mas também desencadear crises de tontura”, ressalta a médica.
No entanto, a otorrinolaringologista deixa claro que, embora o café e outros produtos ricos em açúcar possam intensificar os sintomas, eles não são os responsáveis diretos pelo surgimento do zumbido. “As causas do zumbido são variadas, geralmente relacionadas a algum grau de lesão ou perda auditiva. O que acontece é que, em pessoas que já sofrem com o problema, o consumo excessivo de cafeína e açúcar pode tornar o zumbido mais perceptível, criando a impressão de que esses alimentos causaram o problema”, explica Dra. Nathália.
Outro ponto importante ressaltado pela especialista é que, apesar dessas complicações, quem tem zumbido não precisa eliminar completamente o café ou outros alimentos com cafeína e açúcar da dieta. “A sensibilidade varia muito de pessoa para pessoa, então o segredo está em controlar o consumo. Em muitos casos, a relação entre a ingestão de cafeína ou açúcar e a piora do zumbido é perceptível pouco tempo depois de consumir esses alimentos”, diz.
A moderação é a chave para quem sofre de zumbido, segundo Dra. Nathália. Ela recomenda que as pessoas limitem o consumo de café e alimentos açucarados a porções pequenas, mas destaca que é fundamental procurar a orientação de um médico otoneurologista para investigar e tratar a causa do problema. “O acompanhamento médico é essencial para identificar a origem do zumbido e determinar o melhor tratamento“, finaliza a médica.