Tendência

Meu plano de saúde vai aumentar? Entenda o anúncio da ANS

Percentual anunciado pela Agência é o máximo que pode ser aplicado para o reajuste anual no período de maio de 2024 a abril de 2025.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou nesta terça-feira (4) um reajuste máximo de 6,91% nos preços dos planos de saúde individuais e familiares. A medida será válida de maio de 2024 a abril de 2025 e afetará cerca de 8 milhões de beneficiários, representando 15,6% dos 51 milhões de consumidores de planos de assistência médica no Brasil, conforme dados de março de 2024.

O diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello, explicou que o índice reflete a variação das despesas assistenciais de 2023 em comparação com 2022. “Quando falamos de planos de saúde, a variação de despesas está diretamente associada à variação de custos dos procedimentos e à frequência de utilização dos serviços de saúde“, disse Rebello.

A aprovação do reajuste, fixado em 6,91%, foi realizada pelo Ministério da Fazenda e aprovada na reunião da Diretoria Colegiada da ANS nesta terça-feira. A decisão será publicada no Diário Oficial da União, e o reajuste poderá ser aplicado pela operadora no mês de aniversário do contrato. Para os contratos com aniversário em maio e junho, a cobrança deve começar em julho ou, no máximo, em agosto, retroagindo ao mês de aniversário do contrato.

Se você possui um plano de saúde individual ou familiar, prepare-se para um aumento máximo de 6,91%. Essa mudança, no entanto, não se aplica aos planos coletivos, sejam empresariais ou por adesão. Esses contratos não estão incluídos no teto de reajuste estabelecido pela ANS.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP
Meu plano de saúde vai aumentar segundo ANS 2024

O reajuste é válido para planos médico-hospitalares contratados a partir de janeiro de 1999 ou que foram adaptados à Lei nº 9.656/98. Segundo a ANS, a medida impactará aproximadamente 8 milhões de beneficiários, representando 15,6% dos consumidores de planos de assistência médica no Brasil.

Quando o Reajuste Será Aplicado?

A ANS informa que o reajuste poderá ser aplicado pela operadora no mês de aniversário do contrato. Para contratos que aniversariam em maio e junho, a cobrança deve iniciar em julho ou agosto, retroagindo ao mês de aniversário do contrato.

Qual Será o Aumento Máximo?

O aumento do plano de saúde pode ser o dobro da inflação de um ano. Nos 12 meses encerrados em abril, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou 3,69%, enquanto o teto do reajuste dos planos é de 6,91%. Além da inflação, o valor final do plano de saúde é influenciado pela frequência de uso e pelos custos dos serviços médicos e insumos.

Como o Reajuste É Decidido?

Alexandre Fioranelli, diretor de normas e habilitação dos produtos da ANS, afirmou que os dados para o reajuste foram verificados pela Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda. “Importante ressaltar também que essa metodologia é baseada na variação das despesas médicas apuradas nas demonstrações contábeis das operadoras e em um índice de inflação, o que garante previsibilidade e transparência para toda a sociedade“, disse Fioranelli.

Histórico de Reajustes

O último reajuste anunciado pela ANS, em 12 de junho de 2023, foi de até 9,63%, válido de 1º de maio de 2023 a 30 de abril de 2024. O ajuste anterior, de 26 de maio de 2022, foi de 15,5%, o maior desde o início da série histórica em 2000. Em 2021, houve um recuo de 8,19% no teto de preços dos planos individuais devido à pandemia de Covid-19.

Contato com a ANS

Para mais informações ou reclamações sobre irregularidades e dificuldades de atendimento, a ANS disponibiliza os seguintes canais:

  • Disque ANS: 0800 701 9656
  • Fale Conosco: www.gov.br/ans
  • Central de Atendimento a Deficientes Auditivos: 0800 021 2105

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.