Natal amplia vacinação contra influenza para todas as faixas etárias
Essa iniciativa visa aumentar a cobertura vacinal no município, protegendo a população contra as complicações da gripe, especialmente em preparação para os meses mais frios do ano.
A cidade de Natal anunciou a expansão da campanha de vacinação contra a Influenza para pessoas a partir dos seis meses de idade. A vacinação, que começou no dia 14 de março para grupos prioritários, agora se estende a toda a população, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), explicou a mudança na política de vacinação. “Antecipamos a campanha e, inicialmente, focamos em grupos prioritários. Com a nova diretriz do Ministério da Saúde, todos os cidadãos acima de seis meses podem ser imunizados. Estamos motivando os moradores a aproveitar essa oportunidade para proteger-se contra os vírus da gripe mais prevalentes no país“, disse ela.
Até o momento, 49.584 pessoas já foram vacinadas em Natal, o que representa cerca de 17% do público-alvo inicial. A vacina trivalente usada na campanha é eficaz contra as principais cepas do vírus influenza que circulam no Brasil.
Os interessados em receber a vacina podem dirigir-se às Unidades Básicas de Saúde (UBS) distribuídas pela cidade, que estão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. Alternativamente, há pontos extras de vacinação nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping. Nestes locais, o horário de atendimento é de segunda a sexta, das 13h às 20h, e aos sábados, das 15h às 20h.
Veruska também ressaltou a importância da imunização para os que fazem parte dos grupos prioritários e ainda não se vacinaram. “Mesmo com a abertura para todas as idades, é crucial que os grupos prioritários não deixem de buscar a vacinação“, enfatizou.
Essa iniciativa visa aumentar a cobertura vacinal no município, protegendo a população contra as complicações da gripe, especialmente em preparação para os meses mais frios do ano.