O poder dos hábitos: entenda como manter o seu bem-estar e a saúde mental
Os hábitos se encontram presentes no dia a dia da população. Eles podem ser bons ou ruins; podem te dar energia ou sugá-la e tudo isso depende de você! Qual a sua intenção ao construir a sua rotina? Quais os hábitos que garantem a sua qualidade de vida? São os hábitos que nos ajudam a sermos produtivos e a conquistarmos nossas metas e objetivos.
Praticar hábitos é uma união entre a ação e o comportamento regrado. Depois de um tempo, isso tende a se tornar algo automático. Esses mecanismos existem para poupar nossos cérebros de terem que tomar decisões o tempo todo, ou seja, é algo que pode atuar como um facilitador, evitando a preocupação diária com cada detalhe.
Além disso, os hábitos desempenham um papel fundamental em nossas vidas e, muitas vezes, influenciam nosso sucesso e bem-estar. Entre esses hábitos, existem aqueles que se destacam por sua capacidade de aprimorar e fortalecer a mente. Ao compreender a importância destes e aprender como incorporá-los em nossas vidas, podemos cultivar uma mente mais aguçada e resiliente, preparada para enfrentar os desafios que a vida nos apresenta.
A psiquiatra e psicogeriatra, Drª. Ariadne Cruz, revelou ao N10 que a psiquiatria entrou em sua vida quando se deu conta da sua sensibilidade de se conectar com as pessoas para além do adoecimento físico.
Com o intuito de semear o bem-estar mental para um envelhecimento pleno, a doutora nos mostra a importância de hábitos saudáveis não só para a saúde física. Eles são como rotas neurais traçadas pelo cérebro, que, quando cultivadas de maneira positiva, podem criar um impacto duradouro na nossa clareza mental, criatividade e produtividade.
Confira algumas dicas para bons hábitos
- Ler regularmente: A leitura estimula a mente, amplia o vocabulário e promove a criatividade;
- Praticar Jogos: Como Sudoku, Palavras Cruzadas e Quebra-Cabeça, esses jogos desafiam e melhoram a sua mente;
- Aprender algo novo: Adquirir um novo hobby, como por exemplo aprender a tocar um instrumento ou fazer um curso de pintura, são ótimas atividades, que podem ser feitas no dia a dia e que ajudam a manter o cérebro ativo e criativo.
A psiquiatra destacou ainda a importância de cultivar relacionamentos saudáveis e investir na interação social, algo que considera fundamental para uma vida equilibrada e gratificante. “Pegue um livro ou artigo e depois conte para alguém do que se trata e como foi a experiência, como se estivesse recomendando-o“, iniciou.
“Sair para socializar, encontrar amigos e familiares também faz bem para a saúde mental e serve para estimular o cérebro. A socialização desempenha um papel crucial na vida das pessoas em diversos aspectos“, complementou.