Setembro em Flor: Natal recebe campanha de conscientização sobre tumores ginecológicos
No próximo sábado, 16 de setembro, o shopping Midway Mall em Natal será o cenário de uma iniciativa significativa para o combate e prevenção dos cânceres ginecológicos, que afetam milhares de brasileiras todos os anos.
As ações serão focadas na campanha “Setembro em Flor“, uma mobilização anual destinada a esclarecer a população sobre os cinco principais tipos de cânceres que atingem o sistema reprodutor feminino.
Organizado pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), o evento transformará o 3º piso do shopping em um verdadeiro espaço de cuidado e prevenção. Localizado entre lojas renomadas como Adidas e Zara, o espaço irá contar com a presença de diversos especialistas, incluindo ginecologistas, oncologistas e radiologistas.
Eles estarão à disposição para triagens, tira-dúvidas e orientações acerca dos cinco tipos de cânceres ginecológicos mais comuns: colo do útero, ovário, endométrio, vulva e vagina. Esses tipos de câncer, segundo dados, afetam mais de 32 mil brasileiras anualmente.
Programação
- 12h – Abertura com a oncologista clínica Sulene Cunha, da Liga Contra o Câncer;
- 12h às 20 horas – Aplicação gratuita de vacina contra HPV;
- 13h às 21h – tira-dúvidas com especialistas;
- 13h, 16h e 19h – rodas de conversa sobre a prevenção de cânceres ginecológicos.
Vacinação e muito mais
Dentro das várias atividades realizadas, a vacinação contra HPV será destaque, sendo aplicada gratuitamente das 12h às 20h. Os visitantes ainda poderão participar de rodas de conversa sobre a prevenção desses cânceres e receberão material educativo, incluindo panfletos, camisetas e Cadernetas da Mulher.
Além disso, visando tornar o ambiente ainda mais temático, os pilares centrais do shopping serão iluminados com a cor da campanha, e os banheiros femininos receberão adesivos informativos sobre prevenção.
Sulene Cunha, renomada oncologista clínica da Liga Norte Rio-grandense Contra o Câncer, destacou a importância do evento: “Este encontro é essencial para a divulgação da prevenção dos cânceres ginecológicos. Contamos com o apoio de entidades locais e da secretaria de saúde. É uma grande oportunidade para vacinação, acolhimento e orientação sobre a importância do diagnóstico precoce.“
Câncer ginecológico em foco
As estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) são alarmantes. Espera-se que até 2025 o Brasil tenha 704 mil novos casos de câncer por ano. Desses, os tumores ginecológicos representam uma parcela significativa, especialmente em órgãos como o colo do útero, ovário e endométrio.
A campanha foi criada em 2021 pela oncologista clínica Andréa Paiva Gadêlha Guimarães, visando suprir a falta de conhecimento sobre cânceres que afetam o sistema reprodutor feminino. Este ano, a atriz Marieta Severo se juntou como madrinha da campanha, reforçando a mensagem de prevenção.
O EVA, fundado em 2010 pela oncologista clínica Angélica Nogueira Rodrigues, é uma associação sem fins lucrativos composta principalmente por médicos. Seu principal objetivo é combater o câncer ginecológico, promovendo educação, pesquisa, prevenção e apoio às pacientes e seus familiares.