Mais da metade dos brasileiros são sedendários, afirma estudo
A Pesquisa Saúde e Trabalho, feita pelo Sesi em Brasília concluiu que 52% dos brasileiros não praticam atividades físicas
Através de um estudo divulgado nesta segunda-feira (26) da Pesquisa Saúde e Trabalho – realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), em Brasília, pode-se concluir que 52% dos brasileiros não praticam atividades físicas.
Já os que fazem atividades físicas, cerca de 22% se exercitam todos os dias, enquanto 13% até três vezes por semana e 8% pelo menos duas vezes na semana. Números baixos quando se trata de saúde e de pessoas que pratiquem no dia a dia.
Realizado nos dias 10 e 14 de março de 2023, o levantamento teve a participação de todos os estados. Com cerca de 2.021 pessoas com mais de 16 anos entrevistadas, sua margem de erro é de dois pontos percentuais e sua confiabilidade 95%.
A atividade física é considerada essencial pelos especialistas para que se evite possíveis doenças. Segundo Alessandra Almeida, professora de Educação Física no Rio de Janeiro esse é um fator primordial.
“O corpo humano tem que estar em movimento. Diante dessa realidade, minha aposta é que cada vez mais as pessoas precisarão trocar medicamentos por treinos. Tenho certeza que a atividade física é a mais eficaz prescrição médica, uma vez que tem como benefícios, não só tratar, mas prevenir muitas doenças”, pontuou.
Sobre a Pesquisa
Através da pesquisa realizada pelo Sesi, também foi abordado o tema que se refere a saúde no trabalho. Com isso pode-se concluir que 94% estão de acordo que um profissional com a saúde física e mental em dia é mais produtivo em seu trabalho.
Ficou em 12% os entrevistados que segundo a pesquisa tem hábito de frequentar constantemente o psicólogo para melhores orientações. Segundo o professor de Educação Física, Welson Araújo essa prática está diretamente ligada a saúde mental.
“Dentre os benefícios para a mente, estão a diminuição dos sintomas de depressão e ansiedade e a melhoria da memória.”, disse. Para 88% dos entrevistados na pesquisa do Sesi, a saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social.