Vacina contra Chikungunya tem boa resposta imunológica
Após uma única agulhada a vacina produziu níveis de anticorpos que são neutralizantes e que asseguraram o paciente contra a doença em 99%.
De acordo com a publicação que divulgou os resultados do primeiro ensaio clínico da terceira fase de uma vacina contra a Chikungunya. Foi apresentado que o imunizante é seguro e tem rápida resposta imunológica.
Segundo a revista The Lancet, logo na primeira dose já se tem resultado. Após uma única agulhada a vacina produziu níveis de anticorpos que são neutralizantes e que asseguraram o paciente contra a doença em 99%.
Teste que se resultou em (263/266) dos participantes do ensaio. “Os níveis de anticorpos diminuíram 28 dias após a vacinação, mas a soro proteção persistiu em mais de 96% (233/242) dos participantes, após seis meses“. Segundo nota divulgada pela revista.
O estudo VLA1553-301 revela através de pesquisadores que não foi realizado em áreas onde a doença é considerada endêmica. Por exemplo regiões como a Ásia, África e América. Com isso não conseguiram analisar se a vacina protege contra a doença subsequente.
“Ela poderia representar a primeira vacina contra o chikungunya para quem vive em regiões endêmicas, bem como para viajantes“, afirmou a chefe de estratégia clínica da Valneva e principal autora do estudo, Martina Schneider.
Entenda detalhes sobre a doença Chikungunya
A doença Chikungunya chegou ao Brasil em 2013 e foi identificada pela primeira vez na Tanzânia em 1952. Por conta de sua expansão rápida no Brasil mais de 250 mil pessoas contraíram a doença no país.
Tem como sintomas principais febre acima de 38,5 graus, de início repentino e dores intensas nas articulações de pés e mãos. Dedos, tornozelos e pulsos também são afetados.
Dores nos músculos e de cabeça também podem ocorrer durante a contaminação da doença. Além de manchas vermelhas espalhadas por toda a pele, existe casos que não desenvolvem os sintomas. São esses 30%, o inicio dos sintomas podem demorar de dois até dez dias após infecção.
Como principal diferença, a dengue e a chikungunya se da pela dor nas articulações. Que é muito mais presente quando se trata da chikungunya, com foco nos pés e mãos além de tornozelos e pulsos. É raro que se haja complicações graves nesses casos, ao contrário do que acontece coma dengue não existe uma forma hemorrágica da doença.