Vacinação: 40% do público alvo no país está imune em campanha contra a gripe
Campanha de vacinação recebe orientação do Ministério da Saúde para se estender até quando tiver estoque de vacina
Iniciada em 10 de abril a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (gripe) imunizou somente 40,69% do público destinado e já tem data definida para o término, quarta-feira (31).
+ Concurso DNIT: pedido de 1.758 vagas agita o cenário dos concursos públicos
Resultado da Quina concurso 6161 de hoje (29/05)
Dívida Pública Federal aumenta 2,38% em abril alcança R$ 6,032 trilhões
O Ministério da Saúde divulgou uma orientação para que os estados e municípios estendam essa campanha e ampliem o seu calendário enquanto ainda possuam em estoque a vacina.
“Quero conclamar a união de todos pelo nosso Movimento Nacional pela Vacinação, um movimento do Ministério da Saúde, dos estados, dos municípios e de toda a sociedade civil. A ciência voltou e precisamos retomar a confiança da população nas vacinas”.
“Essa é uma missão de todos nós”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, através da nota divulgada à imprensa na noite de segunda-feira (29).
Importância da imunização
Segundo alerta do Ministério da Saúde a imunização contribui e ajuda a evitar casos graves da doença, os últimos dados divulgados pelo governo mostram que foram aplicadas 35,2 milhões de doses, o que atingiu 40,69% do público formado por grupos de idosos, crianças com seis meses a cinco anos de idade, gestantes, profissionais de saúde, puérperas e professores, entre outros.
Após o pedido do Ministério da Saúde o Rio de Janeiro anunciou que vai prorrogar o período de vacinação para além do dia (31). Com vacinas disponíveis em 237 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), qualquer pessoa com mais de seis meses pode ser imunizada.
Na campanha alguns resultados apresentados mostram a melhor cobertura do movimento contra a gripe que foi realizado pelo Amapá atingindo 85,2% do público alvo, e o único a superar 75%. Já Acre, com 19,3%, e Roraima, com 24,3%, foram os únicos estados a atingir menos de 25% de cobertura.