Vacinação: 40% do público alvo no país está imune em campanha contra a gripe

Campanha de vacinação recebe orientação do Ministério da Saúde para se estender até quando tiver estoque de vacina

Iniciada em 10 de abril a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (gripe) imunizou somente 40,69% do público destinado e já tem data definida para o término, quarta-feira (31).

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O Ministério da Saúde divulgou uma orientação para que os estados e municípios estendam essa campanha e ampliem o seu calendário enquanto ainda possuam em estoque a vacina.

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Campanha de Vacinação (Créditos: Foto/Reprodução)

“Quero conclamar a união de todos pelo nosso Movimento Nacional pela Vacinação, um movimento do Ministério da Saúde, dos estados, dos municípios e de toda a sociedade civil. A ciência voltou e precisamos retomar a confiança da população nas vacinas”.

Essa é uma missão de todos nós”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, através da nota divulgada à imprensa na noite de segunda-feira (29).

Importância da imunização

Segundo alerta do Ministério da Saúde a imunização contribui e ajuda a evitar casos graves da doença, os últimos dados divulgados pelo governo mostram que foram aplicadas 35,2 milhões de doses, o que atingiu 40,69% do público formado por grupos de idosos, crianças com seis meses a cinco anos de idade, gestantes, profissionais de saúde, puérperas e professores, entre outros.

Após o pedido do Ministério da Saúde o Rio de Janeiro anunciou que vai prorrogar o período de vacinação para além do dia (31). Com vacinas disponíveis em 237 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), qualquer pessoa com mais de seis meses pode ser imunizada.

Na campanha alguns resultados apresentados mostram a melhor cobertura do movimento contra a gripe que foi realizado pelo Amapá atingindo 85,2% do público alvo, e o único a superar 75%. Já Acre, com 19,3%, e Roraima, com 24,3%, foram os únicos estados a atingir menos de 25% de cobertura.

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