TRE define horários de propaganda eleitoral para candidatos em Natal, Mossoró e Parnamirim
Em Natal, serão 2.940 inserções diárias destinadas a convencer os 575 mil eleitores a escolher seus candidatos no primeiro turno do pleito majoritário.
A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte definiu os tempos de propaganda eleitoral no rádio e na TV para os candidatos a prefeito das três maiores cidades do estado: Natal, Mossoró e Parnamirim.
Essas definições, que entram em vigor a partir do dia 30 de agosto e vão até 3 de outubro, são essenciais para que os eleitores possam conhecer as propostas dos candidatos e tomar uma decisão informada nas urnas.
Mossoró: tempos quase iguais para todos os candidatos
Em Mossoró, a disputa entre os três principais candidatos à prefeitura reflete-se nos tempos de propaganda, que ficaram quase iguais. O vereador Lawrence Amorim (PSDB), candidato pela coligação “Mossoró Mais Forte” (MDB/PDT/PSB/PSDB/Cidadania/PT/PC do B/PV), terá 3 minutos, 29 segundos e 16 centésimos para se apresentar.
Logo atrás, o ex-vereador Genivan Vale (PL), da coligação “Mossoró de Verdade” (Avante/PL/PODE/PP), contará com 3 minutos, 28 segundos e 7 centésimos. O atual prefeito, Allyson Bezerra (União), que busca a reeleição pela coligação “Mossoró do Povo” (PSD/Republicanos/Solidariedade/União Brasil), terá 3 minutos, 2 segundos e 77 centésimos.
Esse equilíbrio nos tempos reflete uma disputa acirrada, onde cada segundo de propaganda pode ser decisivo na conquista dos eleitores de Mossoró.
Parnamirim: Salatiel de Souza lidera tempo de rádio
Em Parnamirim, o cenário é um pouco diferente. O candidato Salatiel de Souza (PL), da coligação “Parnamirim Pra Frente” (PL/PODE/PP/PSDB/Cidadania/Republicanos), terá o maior tempo de propaganda no rádio, com 4 minutos e 19 segundos. Esse tempo lhe dá uma vantagem considerável na comunicação de suas propostas para os eleitores da cidade.
A Professora Nilda (SD), candidata da coligação “Parnamirim Nas Mãos do Povo” (PDT/MDB/PSB/União Brasil/PSD/Solidariedade), vem em seguida com 3 minutos e 34 segundos. O Professor Eron (PT), que concorre pela coligação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV), terá 1 minuto e 44 segundos, enquanto Marciano Júnior (Avante), da coligação “Por uma Parnamirim Melhor” (Avante/PRTB), terá apenas 22 segundos.
A juíza Ilná Rosado Motta, responsável pela 50ª Zona Eleitoral de Parnamirim, informou que os partidos NOVO, Democracia Cristã (DC) e PRTB não atingiram a cláusula de barreira, e, portanto, não participarão do horário eleitoral gratuito. Para os demais candidatos, ficou definido que a FM Trampolim da Vitória será a geradora dos programas eleitorais em rede.
Natal: Paulinho Freire lidera tempo na capital
Em Natal, a maior cidade do estado, a distribuição dos tempos de propaganda foi finalizada após reunião na 2ª Zona Eleitoral, que funciona na sede do TRE no bairro Tirol. O candidato Paulinho Freire (União Brasil), da coligação “Bora Natal” (Republicanos, Progressistas, Podemos, PL, União Brasil e Federação PSDB/Cidadania), obteve o maior tempo de propaganda, com 5 minutos e 28 segundos tanto no rádio quanto na TV, em cada um dos períodos diários de veiculação.
A deputada federal Natália Bonavides (PT), candidata da coligação “Natal Merece Mais” (PDT/MDB/PSB/Federação Brasil da Esperança – PT/PC do B/PV), terá 3 minutos e 6 segundos. O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), da coligação “Natal Nosso Amor” (PSD/DC), contará com 1 minuto e 1 segundo, enquanto Rafael Motta (Avante) terá 22 segundos.
Além do tempo total, a quantidade de inserções diárias também foi definida. A coligação “Bora Natal” garantiu a Paulinho Freire o maior número de inserções, com 1.609 ao todo, totalizando 804 minutos, 51 segundos e 25 centésimos. Natália Bonavides, por sua vez, terá 916 inserções, com um tempo total de 457 minutos, 42 segundos e 40 centésimos. Carlos Eduardo Alves contará com 304 inserções, com 151 minutos, 33 segundos e 35 centésimos, enquanto Rafael Motta terá 111 inserções, somando 55 minutos e 53 segundos.
Inserções diárias e pleito proporcional em Natal
Em Natal, serão 2.940 inserções diárias destinadas a convencer os 575 mil eleitores a escolher seus candidatos no primeiro turno do pleito majoritário. Essas inserções são pequenas propagandas que aparecem ao longo do dia na TV e no rádio, oferecendo mais oportunidades para os candidatos se comunicarem com o eleitor.
No pleito proporcional, que definirá as 29 cadeiras da Câmara Municipal de Natal, os 14 partidos e federações terão direito a 1.960 inserções. O Partido Liberal (PL), por exemplo, terá o maior número, com 360 inserções, seguido pela Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV), com 297 inserções. Outros partidos como o União Brasil (221 inserções), o Progressistas (178 inserções), o PSD (161 inserções) e o MDB (160 inserções) também terão tempo significativo. Já partidos como o Avante e o Solidariedade terão 39 inserções cada um.
A geração dos programas eleitorais em Natal será de responsabilidade das emissoras Band Natal e 96 FM, conforme decidido pelo juiz Cleofas Coelho, responsável por coordenar a reunião sobre o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV.
Esses tempos e inserções são importantes para que os candidatos possam expor suas ideias e propostas, e para que você, eleitor, tenha todas as informações necessárias para tomar uma decisão consciente no dia das eleições.