Trending

TRE define horários de propaganda eleitoral para candidatos em Natal, Mossoró e Parnamirim

Em Natal, serão 2.940 inserções diárias destinadas a convencer os 575 mil eleitores a escolher seus candidatos no primeiro turno do pleito majoritário.

A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte definiu os tempos de propaganda eleitoral no rádio e na TV para os candidatos a prefeito das três maiores cidades do estado: Natal, Mossoró e Parnamirim.

Essas definições, que entram em vigor a partir do dia 30 de agosto e vão até 3 de outubro, são essenciais para que os eleitores possam conhecer as propostas dos candidatos e tomar uma decisão informada nas urnas.

Mossoró: tempos quase iguais para todos os candidatos

Em Mossoró, a disputa entre os três principais candidatos à prefeitura reflete-se nos tempos de propaganda, que ficaram quase iguais. O vereador Lawrence Amorim (PSDB), candidato pela coligação “Mossoró Mais Forte” (MDB/PDT/PSB/PSDB/Cidadania/PT/PC do B/PV), terá 3 minutos, 29 segundos e 16 centésimos para se apresentar.

Logo atrás, o ex-vereador Genivan Vale (PL), da coligação “Mossoró de Verdade” (Avante/PL/PODE/PP), contará com 3 minutos, 28 segundos e 7 centésimos. O atual prefeito, Allyson Bezerra (União), que busca a reeleição pela coligação “Mossoró do Povo” (PSD/Republicanos/Solidariedade/União Brasil), terá 3 minutos, 2 segundos e 77 centésimos.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP

Esse equilíbrio nos tempos reflete uma disputa acirrada, onde cada segundo de propaganda pode ser decisivo na conquista dos eleitores de Mossoró.

Parnamirim: Salatiel de Souza lidera tempo de rádio

Em Parnamirim, o cenário é um pouco diferente. O candidato Salatiel de Souza (PL), da coligação “Parnamirim Pra Frente” (PL/PODE/PP/PSDB/Cidadania/Republicanos), terá o maior tempo de propaganda no rádio, com 4 minutos e 19 segundos. Esse tempo lhe dá uma vantagem considerável na comunicação de suas propostas para os eleitores da cidade.

A Professora Nilda (SD), candidata da coligação “Parnamirim Nas Mãos do Povo” (PDT/MDB/PSB/União Brasil/PSD/Solidariedade), vem em seguida com 3 minutos e 34 segundos. O Professor Eron (PT), que concorre pela coligação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV), terá 1 minuto e 44 segundos, enquanto Marciano Júnior (Avante), da coligação “Por uma Parnamirim Melhor” (Avante/PRTB), terá apenas 22 segundos.

A juíza Ilná Rosado Motta, responsável pela 50ª Zona Eleitoral de Parnamirim, informou que os partidos NOVO, Democracia Cristã (DC) e PRTB não atingiram a cláusula de barreira, e, portanto, não participarão do horário eleitoral gratuito. Para os demais candidatos, ficou definido que a FM Trampolim da Vitória será a geradora dos programas eleitorais em rede.

Natal: Paulinho Freire lidera tempo na capital

Em Natal, a maior cidade do estado, a distribuição dos tempos de propaganda foi finalizada após reunião na 2ª Zona Eleitoral, que funciona na sede do TRE no bairro Tirol. O candidato Paulinho Freire (União Brasil), da coligação “Bora Natal” (Republicanos, Progressistas, Podemos, PL, União Brasil e Federação PSDB/Cidadania), obteve o maior tempo de propaganda, com 5 minutos e 28 segundos tanto no rádio quanto na TV, em cada um dos períodos diários de veiculação.

A deputada federal Natália Bonavides (PT), candidata da coligação “Natal Merece Mais” (PDT/MDB/PSB/Federação Brasil da Esperança – PT/PC do B/PV), terá 3 minutos e 6 segundos. O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), da coligação “Natal Nosso Amor” (PSD/DC), contará com 1 minuto e 1 segundo, enquanto Rafael Motta (Avante) terá 22 segundos.

Além do tempo total, a quantidade de inserções diárias também foi definida. A coligação “Bora Natal” garantiu a Paulinho Freire o maior número de inserções, com 1.609 ao todo, totalizando 804 minutos, 51 segundos e 25 centésimos. Natália Bonavides, por sua vez, terá 916 inserções, com um tempo total de 457 minutos, 42 segundos e 40 centésimos. Carlos Eduardo Alves contará com 304 inserções, com 151 minutos, 33 segundos e 35 centésimos, enquanto Rafael Motta terá 111 inserções, somando 55 minutos e 53 segundos.

Inserções diárias e pleito proporcional em Natal

Em Natal, serão 2.940 inserções diárias destinadas a convencer os 575 mil eleitores a escolher seus candidatos no primeiro turno do pleito majoritário. Essas inserções são pequenas propagandas que aparecem ao longo do dia na TV e no rádio, oferecendo mais oportunidades para os candidatos se comunicarem com o eleitor.

No pleito proporcional, que definirá as 29 cadeiras da Câmara Municipal de Natal, os 14 partidos e federações terão direito a 1.960 inserções. O Partido Liberal (PL), por exemplo, terá o maior número, com 360 inserções, seguido pela Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV), com 297 inserções. Outros partidos como o União Brasil (221 inserções), o Progressistas (178 inserções), o PSD (161 inserções) e o MDB (160 inserções) também terão tempo significativo. Já partidos como o Avante e o Solidariedade terão 39 inserções cada um.

A geração dos programas eleitorais em Natal será de responsabilidade das emissoras Band Natal e 96 FM, conforme decidido pelo juiz Cleofas Coelho, responsável por coordenar a reunião sobre o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV.

Esses tempos e inserções são importantes para que os candidatos possam expor suas ideias e propostas, e para que você, eleitor, tenha todas as informações necessárias para tomar uma decisão consciente no dia das eleições.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe uma resposta

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.