Rafael Motta oficializa candidatura à Prefeitura de Natal
Candidato pelo Avante, Motta diz que "pretende modernizar gestão pública, melhorar o transporte público e aumentar vagas em creches".
O Avante oficializou nesta quinta-feira (1º) a candidatura de Rafael Motta para a Prefeitura de Natal. O evento ocorreu na sede do partido, situada no bairro Barro Vermelho, Zona Leste da capital potiguar.
José Odon Abdon, servidor público aposentado e presidente da Associação dos Deficientes Físicos do RN, foi confirmado como vice na chapa de Motta. O Avante também lançou 30 candidatos à Câmara Municipal de Natal, sendo 21 homens e nove mulheres.
De acordo com o calendário eleitoral, as convenções partidárias, que vão de 20 de julho a 5 de agosto, são responsáveis por oficializar os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito. Após isso, o pedido de registro na Justiça Eleitoral deve ser feito até 15 de agosto para que os políticos sejam oficialmente considerados candidatos.
Rafael Motta destacou que uma de suas primeiras ações, se eleito, será realizar a licitação do transporte público em Natal. “A primeira medida que a gente vai fazer, com toda certeza, é a licitação do transporte público para a nossa cidade. A gente precisa atualizar as gestões, que estão há décadas tentando resolver problemas significativos, como, por exemplo, a vaga de creche, que é um problema que afeta as famílias”, afirmou.
Ele enfatizou que sua candidatura visa trazer uma nova visão administrativa para Natal, inspirada em modelos de outras capitais nordestinas. “E, do meu ponto de vista, a gente tem essa capacidade, essa competência de poder modernizar a gestão, trazer exemplos de fora, como, por exemplo, Recife, que é uma capital hoje bem moderna, administrativamente falando, Maceió também”, declarou.
Com a oficialização da chapa, Rafael Motta e José Odon Abdon iniciam a corrida eleitoral prometendo “renovar a gestão municipal”.
Quem é Rafael Motta
Rafael Huete da Motta, de 37 anos, é natalense e formado em Engenharia de Produção pela UFRN, com mestrado em Administração Pública. Iniciou sua carreira pública aos 25 anos como secretário estadual da Juventude.
Em 2012, foi eleito vereador de Natal e, em 2014, deputado federal, sendo reeleito em 2018. Em 2022, candidatou-se ao Senado, mas não foi eleito. No ano passado, foi nomeado secretário de Esportes de Natal, cargo que deixou neste ano.