Carlos Eduardo ataca Álvaro Dias e dispara: administra Natal no “improviso e despreparo”
Ex-prefeito denuncia atraso na obra de Ponta Negra, acusa falta de licitação no transporte público e aponta descaso e negligência na administração atual da capital potiguar.
O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PSD), lançou duras críticas ao atual prefeito, Álvaro Dias (Republicanos), acusando-o de negligência na execução da obra de engorda da praia de Ponta Negra. Essa intervenção é vista como importância máxima para conter a erosão na base do Morro do Careca.
Em uma publicação nas redes sociais, Carlos Eduardo responsabilizou o atual prefeito por adiar a obra por quatro anos, alegando uma administração marcada por “improviso e despreparo”.
“Depois de engavetar o projeto que deixamos pronto por 4 anos, o atual Prefeito coloca em risco um dos principais cartões-postais da cidade! É revoltante ver a Prefeitura e o IDEMA discutindo quem tem razão enquanto o Morro do Careca é levado pelo mar. Precisamos mudar essa forma de administrar a cidade, feita de improviso e despreparo. Chega!“, criticou o ex-prefeito, que também é pré-candidato à Prefeitura da capital potiguar.
Nos últimos dias, a administração de Álvaro Dias vem transferindo a responsabilidade pelo atraso ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), órgão estadual encarregado do licenciamento ambiental. Embora o pedido para a Licença de Instalação e Operação (LIO) tenha sido feito apenas em 12 de junho, a prefeitura alega que a licença precisa ser emitida até o fim da semana para evitar que a obra seja adiada para 2025. O Idema, por sua vez, afirma que, conforme a lei, tem um prazo de quatro meses para emitir o parecer.
Durante uma entrevista coletiva, o diretor-geral do Idema, Werner Farkatt, declarou que a prefeitura ainda deve esclarecimentos sobre a obra. Segundo ele, há pelo menos 19 itens pendentes. Na próxima segunda-feira (8), o Idema deve formalizar para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) todos os itens faltantes no estudo ambiental.
A engorda da praia de Ponta Negra, debatida em Natal por quase uma década, visa alargar a faixa de areia em até 50 metros na maré cheia e 100 metros na maré seca. Atualmente, em condições de maré alta, a área destinada a bares, barracas e banhistas fica praticamente inutilizável. O projeto prevê a retirada de areia submersa de uma jazida em alto-mar para ser depositada na praia, com um custo estimado em R$ 73,7 milhões, sendo realizado por um consórcio formado pelas empresas DTA e AJM.
Licitação do transporte público
Carlos Eduardo também direcionou críticas à gestão de Álvaro Dias no que diz respeito ao transporte público em Natal. Ele afirmou que deixou um projeto de lei pronto em 2018 para a licitação do transporte público, mas que até agora nada foi feito. “A população sofre com um serviço cada vez pior. Vários bairros estão sem ônibus, e a passagem ficou mais cara – mesmo com a redução das linhas e o sucateamento da frota! Quem usa busão merece respeito! Vamos resgatar isso“, afirmou o ex-prefeito.
Na última quarta-feira (3), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) divulgou os termos do edital de licitação do transporte público. O documento prevê a redução da lotação dos ônibus, renovação da frota e disponibilização de wi-fi e ar-condicionado nos veículos. Uma consulta pública foi aberta para que a população possa contribuir com sugestões e opiniões sobre o edital.
Esta é a terceira tentativa do município de realizar a licitação do serviço de transporte público. Historicamente, Natal nunca realizou uma licitação formal para esse serviço, que atualmente opera através de permissões temporárias. A consulta pública visa coletar informações e contribuições que possam ajudar na modelagem jurídica, técnica e econômico-financeira do projeto do edital de licitação de concessão do transporte público coletivo de passageiros da cidade.