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Anatel endurece regras e vai bloquear empresas por ligações abusivas

Ligações indesejadas de telemarketing têm sido feitas sem o prefixo 0303, obrigatório por norma da Anatel vigente desde o ano passado.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta sexta-feira (26) a implementação de regras mais rigorosas para combater as ligações abusivas, que passarão a vigorar no dia 1º de junho. Essas medidas representam um esforço da agência para reduzir o incômodo causado aos consumidores brasileiros pelas práticas de telemarketing e telecobrança.

Com a nova normativa, o tempo considerado para as chamadas classificadas como curtas será estendido para até seis segundos. Anteriormente, o limite era de três segundos. Isso inclui ligações que não são completadas, as que são direcionadas para a caixa postal e aquelas que são desligadas rapidamente pelo originador ou destinatário.

A Anatel observa que um grande volume dessas chamadas são infrutíferas, inoportunas ou sem diálogo e que passaram a se estender para a caixa postal dos cidadãos. 

A conselheira Cristiana Camarate explicou a mudança, dizendo: “Com este novo critério de até seis segundos, as medidas de chamadas inoportunas passam a ser aplicadas“.

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A Anatel também estabeleceu critérios rigorosos para as penalidades. As empresas que realizarem mais de 100 mil chamadas curtas por dia ou que tiverem mais de 85% de suas chamadas enquadradas neste perfil serão bloqueadas por 15 dias. “Uma vez aprimorado o monitoramento, a Anatel já deixa muito claro que, de ofício, ela pode determinar o bloqueio de qualquer empresa que estiver de alguma forma descumprindo a [medida] cautelar“, afirmou Camarate.

Anatel publica regras mais duras para chamadas abusivas, com bloqueio de empresas que façam ligações curtas em massa
Anatel publica regras mais duras para chamadas abusivas, com bloqueio de empresas que façam ligações curtas em massa (Imagem: Rafael Nicácio / Portal N10)

Além disso, no dia anterior ao anúncio das novas regras, a Anatel havia determinado o desenvolvimento de um sistema para validação de números de telefone por CPF. Esta iniciativa busca melhorar as bases de dados das empresas de telemarketing e telecobrança, proporcionando um método mais eficaz para verificar se o número a ser chamado corresponde ao CPF do devedor.

O conselheiro Artur Coimbra comentou sobre a necessidade desta medida, destacando que a ineficácia das bases de dados é a principal causa do volume elevado de chamadas de cobrança: “Ficou muito claro que a grande causa dessa geração de chamadas em grande número pelas empresas de telecobrança se refere a uma base de dados muito ruim, pouco crível, pouco eficaz de números de telefone associados aos dados dos devedores“.

A agência também ampliou o escopo de uso do prefixo 0303 para chamadas de doações, cobranças e outras atividades que utilizam intensivamente o serviço de ligações telefônicas. Atualmente, 2.918 empresas utilizam o 0303, número que deverá aumentar com a nova regulamentação.

A adoção do protocolo “stir shaken“, que facilita a identificação na tela do celular do nome da empresa que está ligando e o motivo do contato, será facultativa para as empresas que aderirem ao sistema.

Desde o lançamento da plataforma Não Me Perturbe em 2019, a Anatel vem adotando várias iniciativas para mitigar o telemarketing abusivo, incluindo a obrigação do uso do prefixo 0303 e a edição de despachos decisórios que determinam o bloqueio cautelar de usuários infratores. As novas medidas estão formalizadas no Despacho Decisório nº 22/2024/RCTS/SRC, disponível integralmente para consulta pública no Diário Oficial da União.

A decisão de ampliar as regras foi tomada após a constatação de que as empresas ajustaram o tempo das chamadas curtas para entre quatro e seis segundos, escapando das métricas anteriormente estabelecidas.

Com a nova regulamentação, a Anatel busca endereçar essas mudanças de comportamento e continuar sua rigorosa fiscalização para garantir o cumprimento das normas estabelecidas, melhorando significativamente a experiência dos consumidores de serviços de telefonia no Brasil.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

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