Carnatal 2023 movimentou 74,2 milhões na economia natalense

A 31ª edição do Carnatal, considerado o maior Carnaval fora de época do Brasil, movimentou expressivos R$ 74,2 milhões na economia da capital potiguar. O evento, realizado entre os dias 9 e 11 de dezembro, atraiu cerca de 73 mil pessoas, deixando uma marca positiva no cenário turístico e econômico da Capital Potiguar.

Segundo levantamento do Instituto Fecomércio RN (IFC), a maior fatia desse montante, aproximadamente R$ 49,5 milhões, foi gerada pelos turistas, em sua maioria vindos de outros estados do Nordeste. O resultado confirma a força do Carnatal como uma atração capaz de captar público para além das fronteiras do RN.

“Os números mostram que o Carnatal é uma festa que se consolida cada vez mais e também trazem oportunidades de melhoria para a micareta que é uma das poucas que ainda acontece no Brasil, mas mantém sua força”, avalia o diretor executivo da Fecomércio, Laumir Barrêto.

Pesquisa Fecomércio “Perfil dos participantes do Carnatal 2023”

A pesquisa “Perfil dos participantes do Carnatal 2023”, realizada pelo IFC, com 703 participantes entrevistados entre os dias 8 e 10 de dezembro, proporcionou um mapeamento do perfil do público presente. Os dados revelam que 60% dos participantes eram do sexo masculino, com idade predominantemente entre 25 e 34 anos (43,4%). A maioria possui ensino superior completo (68,6%), recebe até 5 salários mínimos por mês (55,5%), e 73,8% estavam solteiros. Acompanhados por amigos, 47,2% dos foliões curtiram o evento em grupo.

A análise da origem dos participantes aponta que 53,2% eram residentes no Rio Grande do Norte, enquanto outros estados, como Pernambuco (9,1%), Paraíba (5,3%), Ceará (5,1%) e São Paulo (3%), também marcaram presença significativa. Luciano Kleiber, diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN, destaca a importância do Carnatal no calendário natalense, ressaltando que mais de 30% dos foliões participaram do evento oito ou mais vezes.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP

“Estamos falando de um dos eventos mais tradicionais do calendário natalense, uma festa muito aguardada tanto pela população da capital quanto pelos turistas – não é à toa que mais de 30% dos foliões já participaram oito ou mais vezes. O Carnatal de 2023 teve um impacto econômico ainda maior que o do ano passado, então espero que esses dados ajudem o evento a continuar melhorando”, ressalta o diretor da Fecomércio RN.

Com atrações nacionais de peso, o Carnatal 2023 atraiu cerca de 73 mil pessoas (Foto: Reprodução / Redes Sociais Carnatal)
Com atrações nacionais de peso, o Carnatal 2023 atraiu cerca de 73 mil pessoas (Foto: Reprodução / Redes Sociais Carnatal)

A pesquisa revelou que, mesmo representando apenas 33% do público, os turistas foram os maiores contribuintes financeiros para a festa, gastando em média R$ 1.374,73 durante o evento, contra R$ 633,21 (do público local), um aumento moderado em relação ao ano anterior, quando estes índices foram de R$ 1.323,05 em média por turista e R$ 596,40 em relação ao público do RN. Esses dados são fundamentais para compreender o impacto econômico do evento e planejar melhorias.

Apesar do sucesso financeiro, a avaliação geral do Carnatal teve uma leve queda em 2023, com os participantes atribuindo uma nota média de 8,72, em comparação com a nota de 8,81 de 2022. A segurança e a organização foram os únicos aspectos avaliados como melhorados. Os diretores do Carnatal e da Clap Entretenimento, Fred Queiroz e Felinto Filho comemoraram os resultados positivos e destacaram o esforço em divulgação, expressando o compromisso de continuarem melhorando a experiência do Carnatal para os participantes.

87,6% dos foliões pretendem voltar, 95,7% recomendariam o Carnatal

Vale salientar ainda dois aspectos importantes revelados pela pesquisa. Entre os participantes do Carnatal 2023, 87,6% pretendem voltar ao evento e 95,7% recomendariam a amigos ou parentes. “Isso mostra o trabalho de excelência feito no Carnatal e de que forma atrai a percepção do folião em querer voltar ou indicar”, comentou Felinto Filho.

Para Fred Queiroz, os números apresentados só reforçam o quanto o Carnatal cumpre o seu papel na economia da cidade. “São dados que consolidam um trabalho e fortalece o evento”, iniciou o organizador. “Fizemos um trabalho de divulgação muito forte fora e os números da pesquisa mostram isso. Desde o ano passado viemos passando por um processo de renovação muito forte e queremos continuar crescendo e fazendo um Carnatal cada vez melhor para os participantes”, comemorou Fred Queiroz.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.