Chuva de Meteoros Gemínidas Ilumina os céus do RN pela última vez em 2023
A principal Chuva de Meteoros Gemínidas do ano está prestes a iluminar o céu noturno do Rio Grande do Norte pela última vez em 2023. O fenômeno poderá ser visto especialmente na noite desta quinta-feira (14) e início da sexta-feira (15), quando alcançará o seu maior pico de visibilidade.
O fenômeno das Gemínidas ocorre anualmente quando a Terra cruza a órbita do asteroide 3200 Phaeton. Nesse ponto, há uma grande quantidade de detritos e pequenas rochas provenientes do asteroide, que entram na atmosfera terrestre, criando o espetáculo de estrelas cadentes que poderá ser visto em todo o Brasil.
Durante o pico do fenômeno, é possível observar até 120 estrelas cadentes por hora, olhando na direção da constelação de Gêmeos. “Os meteoros parecem irradiar de um ponto no céu próximo à constelação de Gêmeos, daí o nome ‘Geminídeos'”, conforme explicou também o pesquisador e professor do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN, José Dias Nascimento, em uma publicação em sua conta no X.
Durante as Gemínidas, a chuva de meteoros pode atingir a atmosfera a uma velocidade vertiginosa de 260 mil km/h, o fenômeno cria um espetáculo luminoso no céu. Contudo, para poder apreciá-lo em todo o seu esplendor alguns cuidados podem ser tomados, afim de garantir os melhores lugares e condições para sua visualização.
Os melhores lugares para ver a Chuva de Meteoros Gemínidas no RN
Para aproveitar esse espetáculo celestial, a dica é encontrar um local afastado das luzes urbanas. Uma área com baixa luminosidade artificial, longe da poluição luminosa da cidade, proporcionará a melhor experiência. Deitar-se e permitir que os olhos se adaptem à escuridão também contribuirá para uma visão mais clara do evento.
No RN, especialmente nesta época em que temos muitas luzes natalinas nos grandes centros, é interessante buscar lugares um pouco mais afastados e com menor poluição visual possível. Cidades mais afastadas da região metropolitana, como Caicó, Currais Novos e Acari podem ofertar melhores condições para apreciação da Chuva de Meteoros Gemínidas.
Contudo, para aqueles que não podem observar o fenômeno ao ar livre, a internet oferece alternativas como por exemplo as lives especializadas (um recurso muito utilizado durante o último Eclipse Anular do Sol). Além disso, existem aplicativos que permitem apontar o celular para o céu noturno e ajudar na identificação dos melhores lugares para a apreciação de fenômenos como as Gemínidas.
Qual o melhor horário para visualizar as Gemínidas?
Embora o evento já tenha começado, o período de maior visibilidade está programado para a noite desta quinta-feira, 14 de dezembro, por volta das 22h30 ou 23h00 (horário de Brasília). Esse é o momento ideal para observar a constelação de Gêmeos na direção nordeste, dependendo das condições atmosféricas e do local de observação. Uma dica muito importante também é conferir o artigo que publicamos recentemente aqui no N10 com tudo o que você precisa saber sobre a Chuva de Meteoros Gemínidas.