Agentes da STTU resgatam criança esquecida em van escolar de Natal
Uma criança de 7 anos foi esquecida dentro de uma van escolar em Natal. O caso aconteceu no último dia 9 deste mês e só foi revelado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) nesta quinta-feira (16). A menina, que é asmática, foi deixada sozinha dentro de uma van escolar por aproximadamente 20 minutos.
O incidente ocorreu após o motorista da van escolar pegar a criança antes das 13h, mas, em vez de seguir direto para a escola, estacionou o veículo perto da Avenida Nevaldo Rocha. A menina, ao perceber-se sozinha e trancada, entrou em desespero e começou a bater no vidro da van, chamando a atenção de pessoas que transitavam na hora. Uma mulher, que percebeu o pedido de socorro, logo acionou os agentes da STTU. Com a intervenção deles, a criança foi resgatada.
Reação das autoridades
O motorista foi detido e enfrenta acusações de abandono de incapaz. A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal se pronunciou sobre o caso, enfatizando a necessidade de maior vigilância e comunicação entre escolas, motoristas e responsáveis, para prevenir futuros incidentes.
“Este episódio serve como alerta para a vigilância constante e comunicação efetiva entre escolas, motoristas e responsáveis, visando garantir a segurança das crianças durante seus deslocamentos escolares“, destacou a secretaria.
Por fim, a pasta destacou “a importância dos serviços escolares para os pais, embora a atenção seja voltada aos motoristas responsáveis e idôneos. Um caso semelhante em São Paulo resultou em óbito, ressaltando a necessidade de as escolas sempre confirmarem se as crianças chegaram em segurança“.
O incidente em questão, citado pela STTU, remete a um fato recente em São Paulo, onde uma criança de dois anos morreu após ser esquecida por horas em uma van escolar.