Nossa Senhora Aparecida: as origens e curiosidades sobre a Padroeira do Brasil

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil é a santa cuja festa litúrgica é celebrada em 12 de outubro. Responsável por levar milhares de fiéis à basílica localizada em Aparecida, no Vale do Paraíba paulista, a santa é símbolo de uma devoção genuinamente brasileira. A história da padroeira do Brasil começa na segunda quinzena de outubro de 1717, época em que Aparecida fazia parte de Guaratinguetá.

O povo da cidade planejava uma festa em homenagem a Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, conde de Assumar, que estava de passagem pela região a caminho de Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Por conta da festa, diversos pescadores foram ao rio Paraíba do Sul procurar peixes para serem oferecidos ao nobre. Foi o caso de João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, todos devotos da Virgem Maria. Sem apanhar nada e quase desistindo da pesca, eles lançaram a rede e, ao puxarem, descobriram o corpo de uma imagem sacra, sem cabeça.

Lançaram a rede novamente e, desta vez, pescaram a cabeça da santa. Segundo os relatos, a estátua teria ficado tão pesada que os pescadores não conseguiram movê-la no barco. E, desde que a imagem foi para o barco, eles pescaram inúmeros peixes, algo que foi considerado milagroso. Começava, aí, a devoção à santa.

No dia seguinte, os três pescadores juntaram os dois pedaços da estátua, limparam os detritos no rio e Filipe Pedroso a colocou na sua humilde casa. Em pouco tempo, a notícia da pesca milagrosa se difundiu pelas cidades vizinhas e, todas as noites, um grupo cada vez maior de simples pescadores começou a ir prestar homenagem à Virgem Maria e rezar o terço. Eles deram-lhe o nome de “Aparecida”, que apareceu.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP

Após algum tempo, a multidão tornou-se tão numerosa que a casa do pescador não a podia conter mais. Por isso, foi construída um primeiro oratório e, depois, em 1737, uma Capela maior. Foram muitos os testemunhos de graças e milagres alcançados naquele pequeno santuário. No ano de 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior a atual Basílica Velha, concluída em 1888 e a estátua foi transferida. Em 1904, a imagem foi coroada a pedido do Papa Pio X. Quatro anos depois, a igreja recebeu o título de Basílica Menor, sagrada em 1909. Em 1930, o Papa Pio XI a elevou a Basílica, declarando Nossa Senhora Aparecida a Padroeira do Brasil.

Já em 1929, no encerramento do Congresso Mariano, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil, sob a Invocação de Aparecida. Em 31 de maio de 1931, a imagem aparecida foi levada ao Rio de Janeiro, para que diante dela, Nossa Senhora Aparecida recebesse as homenagens oficiais de toda a nação, estando presente também o então Presidente da República, Getúlio Vargas. Nossa Senhora Aparecida foi aclamada, então, por todos como “Rainha e Padroeira do Brasil”. Em 1958, a cidade da Aparecida foi elevada a arcebispado, sendo seu primeiro arcebispo o cardeal Mota. Em 1967, Aparecida recebeu a Rosa de Ouro enviada pelo papa Paulo VI.

O Santuário Nacional de Aparecida

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (Foto: Atilio / Adobe Stock)

Foi consagrado pelo Papa João Paulo II em 1980, o altar da Basílica Nova, maior Santuário mariano do mundo. Em 1983, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, declarou oficialmente a Basílica de Aparecida como Santuário Nacional. O Santuário é um grande centro evangelizador, confiado ao zelo apostólico dos Missionários Redentoristas desde 1894, responsáveis pela pastoral e pela administração, no atendimento aos romeiros e peregrinos que chegam de todas as partes do País e do exterior.

Três Papas visitaram o Santuário Nacional: João Paulo II, no ano de 1980, Papa Bento XVI, quando abriu a V Conferência Episcopal Latino-americana e do Caribe em maio de 2007, e Papa Francisco em 2013, por ocasião das atividades da Jornada Mundial da Juventude, realizada naquele ano no Rio de Janeiro.

Oração a Nossa Senhora Aparecida – “Ó Maria, nossa Mãe e padroeira do Brasil, Tu que aparecestes nas redes dos pescadores sem a cabeça para simbolizar o martírio dos teus filhos, escravizados, libertai o povo brasileiro de toda a escravidão do pecado, das doenças e das mazelas morais. Sede nossa mãe e consoladora, portadora da esperança e sinal do teu Filho Jesus. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!”

Confira outros santos e beatos celebrados em 12 de outubro

  • Em Roma, junto à Via Laurentina, Santo Hedisto, mártir. († data inc.)
  • Em Anazarbo, na Cilícia, Turquia, Santa Senhorinha, mártir. († c. 304)
  • Comemoração dos quatro mil novecentos e sessenta e seis mártires e confessores da fé, entre eles estavam os bispos Cipriano e Félix, insignes sacerdotes do Senhor. († 483)
  • Em Piacenza, na Emília-Romanha, região da Itália, Santo Opílio, diácono. († c. s. V)
  • Em Roma, São Félix IV, papa, que transformou dois templos do Foro Romano na igreja dedicada aos santos Cosme e Damião e trabalhou com grande zelo pela fé católica. († 530)
  • Na província do Nórico Ripense, atualmente na Áustria, São Maximiliano, que é venerado como bispo de Lorch. († a. s. VII)
  • Em Pavia, na Lombardia, região da Itália, São Rotobaldo, bispo. († 1254)
  • Em Áscoli, cidade do Piceno, atualmente nas Marcas, região da Itália, São Serafim de Monte Granaro, religioso da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. († 1604)
  • Em Londres, na Inglaterra, o Beato Tomás Bullaker, presbítero da Ordem dos Frades Menores e mártir. († 1642)
  • Em Oviedo, na Espanha, o Beato Eufrásio do Menino Jesus , presbítero da Ordem dos Carmelitas Descalços e mártir. († 1934)
  • Em Ribarroja de Túria, localidade da província de Valência, também na Espanha, o Beato José González Huguet, presbítero e mártir. († 1936)
  • Em Massamagrel, na província de Valência, o Beato Pacífico de Valência, religioso da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e mártir. († 1936)
  • No campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, o Beato Romão Sitko, presbítero e mártir. († 1942)

Curiosidades sobre Nossa Senhora Aparecida

Mesmo que o dia 12 de outubro seja associado à devoção de Nossa Senhora Aparecida, a verdade é que a data exata da descoberta da imagem pelos pescadores Felipe, Domingos e João não é conhecida com precisão. A celebração em 12 de outubro foi estabelecida apenas em 1953, por aproximação. Inicialmente, a festa era celebrada no dia da Imaculada Conceição, em 8 de dezembro.

Além disso, durante sua viagem por São Paulo, Dom Pedro I visitou o santuário de Nossa Senhora Aparecida em 22 de agosto de 1822. Ele prometeu consagrar o Brasil à Padroeira caso sua situação política se resolvesse. Seu filho e sucessor, Dom Pedro II, também visitou o santuário em duas ocasiões.

A imagem original de Nossa Senhora Aparecida tinha cabelos curtos que não chegavam aos ombros. Foi somente em 1978, durante um restauro após ter sido quebrada, que a imagem recebeu cabelos longos. Esse restauro foi uma verdadeira reconstrução, realizada por Maria Helena Chartuni, do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

  • Aparecida é a Generalíssima do Exército Brasileiro – A Padroeira do Brasil possui o título único de Generalíssima do Exército Brasileiro, conferido pelo presidente Artur da Costa e Silva em 1967.
  • Fundador do Opus Dei visitou Aparecida – São Jose Maria Escrivá visitou o santuário de Aparecida em 1974, um ano antes de sua morte. Sua visita é lembrada com uma imagem instalada na basílica.
  • A imagem original era colorida – A imagem original de Aparecida era colorida, com manto azul, forro vermelho, pele clara e túnica esbranquiçada. As cores do manto foram ordenadas por Dom João VI, refletindo as cores do Reino de Portugal.
  • Os redentoristas que cuidam de Aparecida tinham experiência similar na Alemanha – Quando missionários redentoristas alemães assumiram o cuidado do santuário de Aparecida em 1894, eles já haviam cuidado de outro santuário mariano na Bavária, na Alemanha. Isso criou um elo especial entre esses santuários.
  • Aparecida se espalha pelo mundo – A devoção a Nossa Senhora Aparecida não se limita ao Brasil. Imagens da Padroeira estão presentes em vários países, incluindo a República Checa, Colômbia, Eslovênia, Estados Unidos, Portugal, Eslováquia, Argentina, França, Líbano e até mesmo nos Jardins Vaticanos.
  • Aparecida compartilha o título de padroeira – Embora seja amplamente reconhecida como a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida compartilha o título com outras figuras, como São Pedro de Alcântara, que foi proclamado patrono do Brasil em 1826, e mais recentemente, São Sebastião, que foi declarado co-padroeiro em 2015.

Programação das festividades do dia 12, confira aqui!

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.