Seturn vai implantar “biometria facial” nos ônibus de Natal
A partir de janeiro de 2024, o processo de Integração Temporal de ônibus na capital do Rio Grande do Norte contará com o auxílio da biometria facial, algo que promete dar “mais segurança e eficiência para os usuários do serviço“. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (6).
De acordo com informações do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn), esta implementação representa um investimento aproximado de R$ 1,5 milhão. O sistema de biometria facial, já utilizado em diversas cidades e países, tem como principal objetivo combater fraudes e melhorar a experiência dos passageiros.
Na prática, ao embarcar, o passageiro utilizará seu cartão, enquanto uma câmera registra sua face. Ao pegar o próximo ônibus e usar o cartão novamente, o sistema identificará se o rosto corresponde ao titular do cartão, liberando ou não o acesso.
Este método visa, especialmente, combater fraudes relacionadas à gratuidade, como destaca Augusto Maranhão, coordenador jurídico do Seturn: “O fraudador não está prejudicando apenas a empresa, mas um sistema de benefício social”.
Caso o sistema de reconhecimento não identifique a face do titular do cartão, o cartão pode ficar suspenso por um período de tempo e o usuário deverá comparecer à NatalCard, pagar o valor correspondente à segunda via do cartão para voltar a ter direito de usá-lo.
Cadastro da biometria
Um detalhe fundamental para os usuários do transporte público de Natal é que o cadastramento biométrico será realizado pelo NatalCard nos meses de novembro e dezembro deste ano. Ainda não foi definido o procedimento exato, mas é importante que os usuários do transporte público estejam cientes e atentos, pois sem o registro da biometria facial, o acesso ao sistema de Integração não será permitido.
Além da implementação da biometria, o Seturn anunciou que o prazo para a integração passará de 60 para 90 minutos, uma extensão que pode facilitar ainda mais a vida dos usuários.
Vale ressaltar que Natal não é pioneira nesta inovação. Cidades como Santos e São Carlos, em São Paulo, já adotaram o sistema de biometria facial desde 2018, reforçando a tendência de que a tecnologia é uma aliada potencial no transporte público.