Bloqueio na Ponte de Igapó deve durar até 2024
A Ponte de Igapó, estratégica e essencial para o fluxo de veículos na zona Norte de Natal, apresentará um cenário diferente nos próximos meses. A tão necessária obra de reparo nessa infraestrutura está prestes a ter início. No entanto, os motoristas já sentem na pele os transtornos, pois desde a última terça-feira (12), parte do tráfego já foi bloqueado.
Originalmente, o prazo para a conclusão das obras estava previsto para janeiro de 2024, mas novas atualizações indicam uma extensão desse período. Acompanhe todos os detalhes sobre o que esperar durante esse intervalo de reformas.
Preparativos e início da reforma
A Ponte de Igapó sofrerá bloqueios alternados. Segundo o planejamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a intenção é bloquear apenas uma das pistas por vez. Nessa primeira etapa, que se estenderá de 10 a 15 dias, ocorrerá a instalação do canteiro de obras, bem como a colocação de tapumes no “tabuleiro” da ponte, termo técnico para a parte superior da estrutura. Esta será a primeira área a receber as devidas intervenções de engenharia.
Mudanças no prazo de conclusão
Embora inicialmente a data almejada para a finalização da reforma fosse 24 de janeiro de 2024, o Dnit identificou que esse período seria insuficiente. Por isso, a entidade se mobiliza para elaborar um aditivo contratual, estendendo a vigência do contrato com a construtora até o dia 24 de janeiro de 2025.
Prioridades e próximas etapas
De acordo com especialistas do Dnit, a determinação do tempo de interdição será baseada no avanço das obras na parte superior da Ponte de Igapó. Uma vez concluídas as intervenções nessa área prioritária, os esforços se voltarão para a parte submersa e intermediária da estrutura, englobando estacas, pilares e demais componentes.
Minimizando impactos
Buscando reduzir os possíveis transtornos causados pelo bloqueio, o Dnit tomou a decisão de inverter as fases construtivas. Assim, os trabalhos na parte das lajes e na pista de rolamento têm previsão de encerramento em julho de 2024. Após essa data, as obras se concentrarão na porção inferior da ponte, permitindo a liberação do fluxo de veículos.